fbpx
Imagem mostrando algumas pessoas fazendo tarefas trabalhando como uma fazendo anotações em um caderno para chamar para entender o que você faz é funcamental

O tempo de reparar o telhado é quando o sol está brilhando” – estas palavras foram ditas pelo presidente americano John F. Kennedy.

A reflexão que deve fazer é a seguinte: Você realmente conhece o que você faz e as razões que levam os outros a se relacionarem com você ou comprarem os seus serviços? Você sabe o que motiva a sua equipe todos os dias? Seu negócio está crescendo? Por quê? E, se não está crescendo, você sabe o porquê? Conhece o porquê seus resultados estão despencando?

Se você não sabe as respostas dessas perguntas é para parar e analisar o que está fazendo e como está fazendo. E, se continuar assim, daqui a pouco terá tempo de sobra para pensar a respeito disso.

Um dos melhores artigos sobre marketing foi escrito pelo acadêmico alemão Theodore Levitt, então radicado nos Estados Unidos, intitulado “Miopia de marketing”. Esse texto publicado em 1974 na Harvard Business Review, discorre sobre a necessidade de entender a verdade em que tipo de negócio uma empresa ou uma carreira estão inseridas.

Às vezes, por MIOPIA, os líderes acreditam que o mercado está saturado e, portanto, não é possível crescer sem canibalizar preços, produtos e serviços, quando na verdade, a razão da queda de vendas por exemplo ou do crescimento ou mesmo do declínio é a INCOMPREENSÃO daquilo que verdadeiramente o mercado necessita e compra.

O mais famoso exemplo do artigo é o declínio da indústria de estradas de ferro. Elas não pararam de crescer porque a demanda de transportes coletivos diminuiu nem porque as pessoas procuraram outros meios de transporte, mas PORQUE a necessidade dos usuários não foi atendida pela empresas ferroviárias. Seus administradores simplesmente deixaram os consumidores irem embora porque NÃO COMPREENDERAM que estavam inseridos num mercado maior, o dos TRANSPORTES.

A sua limitada visão acreditava que seu mercado eram as estradas de ferro e ponto. Eram orientadas para o produto e não para o mercado.

O que dizer hoje de uma palavra que se tornou corriqueira em nossos dias: MERCADO DISRUPTIVO. Leia-se, o transporte urbano, hospedagens, entretenimento, comunicação, fotografia, celulares, ensino e tantos mais vem tudo por aplicativos digitais que transformaram a sociedade, a minha vida, a sua vida e a educação de nossos filhos e o que dizer de nossos netos. Isso sem contar com novos produtos tecnológicos, cibernéticos e por aí vai… que mudam 100 anos numa semana.

Se você não tiver um claro entendimento daquilo que você faz, cedo ou tarde enfrentará sérios problemas e antecipa sua aposentadoria ou vira museu

O sol pode estar brilhando sobre o seu negócio – como esteve um dia sobre a indústria de estradas de ferro e tantas outras que paulatinamente foram sendo substituídas pelo novo, não por serem apenas novos, mas por terem a compreensão daquilo que o mercado e a sociedade estavam necessitando. Talvez esse seja o momento de você rever o que está fazendo.

São os desafios que tornam a vida interessante. Vencê-los é o que faz a vida ter sentido. Essa vibração a cada negócio fechado, a cada conquista, é que nos faz correr para a bandeira quadriculada da chegada. Todos os dias ouvimos que o mercado está difícil, que a concorrência está pesada, que os clientes não querem mais comprar, que os nossos preços estão muito altos e aqui cabe até um etc…

Será que você, como líder do seu negócio ou trabalho, está tomando as medidas certas para assegurar uma passagem por uma tempestade ou um momento difícil, sem muitos arranhões? Creio que a primeira coisa a fazer é perceber os sinais de recessão e implementar uma força-tarefa, desenhar uma estratégia de ajustes, de custos, de ação e partir para o enfrentamento, com o engajamento de toda equipe. Não vá deixar na mão somente do financeiro que eles irão apenas cortar tudo o que virem pela frente sem medir as consequências.

Para finalizar, talvez seja o melhor momento de abandonar os segmentos em que você é fraco. O grande guru da história contemporânea da administração, Peter Drucker, certa vez disse: “É incrível a quantidade de tempo que as empresas perdem com grandes problemas relativos a pequenos negócios”.

Já percebeu como muitas pessoas ao seu lado mais reclamam do que fazem? No meu livro Inteligência Emocional – Lições para criar bons hábitos que podem transformar sua vida e seu futuroEditora Viseu, atualmente o número 1 do Brasil em vendas no ranking do Google, eu pergunto: Onde estão as oportunidades? E respondo no próprio livro: elas estão no mesmo lugar onde estão as reclamações.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
(44) 9-9972-0663 / www.gilclerregina.com.br

Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Categories:

Comments are closed