fbpx
Imagem de mãos de mulher no volante de um automóvel na estrada

Lubrizol reforça a importância de se escolher o óleo lubrificante adequado, a fim de aumentar a vida útil do motor da sua motocicleta

O motor de um carro de passeio usa um líquido de arrefecimento para resfriar o motor e tem um cárter de óleo maior, quando comparado com o motor de uma motocicleta. Os motores de motocicleta são normalmente resfriados a ar e têm cárteres menores.

Fabio explica que “as motocicletas utilizam o mesmo óleo para lubrificar o motor, a embreagem e a caixa de câmbio, como um único e complexo sistema. Como o óleo do motor do carro de passeio não é desenvolvido com foco na lubrificação e proteção de engrenagens, apenas o motor, ele não contém a tecnologia adequada para proteger as engrenagens”.

Com isso, segundo ele, “quando usado em motocicletas, o óleo desenvolvido para carros não protege suficientemente a caixa de transmissão do veículo, o que pode gerar desgaste nas engrenagens e aumentar o barulho do motor. Além disso, um lubrificante de motores de carros de passageiros geralmente contém quantidades maiores de modificadores de fricção, que são aditivos usados ​​nos lubrificantes para diminuir a quantidade de atrito entre as duas superfícies lubrificadas, o que em uma motocicleta pode levar ao deslizamento da embreagem, resultando em sensação de direção ruim e perda de potência”.

Problemas nas engrenagens estão entre as principais razões dadas por motociclistas para levarem suas motocicletas para manutenção, todos os quais podem ser vinculados a lubrificação pobre ou imprópria.

Qual a importância de usar o óleo para o motor correto?

Segundo Marcus Vercelino, gerente de relacionamento com montadoras na Lubrizol, ainda há muitas pessoas que, por não saberem dos riscos de se usar o óleo lubrificante inadequado, reduzem a vida útil da moto, o que pode ser facilmente evitado com a utilização dos produtos recomendados.

O conjunto de engrenagens giram em alta velocidade e em contato constante, criando condições de alta pressão e temperaturas, desta forma o óleo precisa não apenas proteger contra o desgaste das peças que estão em constante atrito, mas também resfriá-las.

Ainda de acordo com ele, os óleos específicos para motocicletas protegem as engrenagens do veículo, sob as condições de operações mais severas, aumentando a durabilidade e reduzindo despesas com manutenção e paradas não programadas. Ao mesmo tempo, evitam o deslizamento da embreagem e mantém a economia do combustível. “Vale ressaltar, porém, que para garantir o uso correto, é indicado também sempre seguir as orientações da fabricante do veículo e acompanhar os índices de consumo e eficiência regularmente”, completa.

Lubrificantes para motos são desenvolvidos com tecnologia para otimizar a eficiência, a durabilidade do motor, da engrenagem e do catalisador. E o mercado continua a se mover em direção a lubrificantes de menor viscosidade e com baixo consumo de combustível. “Nosso conselho é que, com tantos avanços tecnológicos e uma engenharia tão precisa, motociclistas parem de usar óleos de carro de passeio”, finaliza.

Lubrizol Corporation
CDI Comunicação

Categories:

Comments are closed