fbpx
32 itens para linha térmica Magneti Marelli

A Magneti Marelli lança mais 32 itens para a linha térmica, cuja função é o gerenciamento térmico de motores a combustão

A marca Magneti Marelli ampliou o catálogo destinado ao gerenciamento térmico de motores a combustão. A saber a marca realizou lançamento de 32 produtos, entre eles radiador de água, eletroventilador, mangueira para intercooler e condensador. As aplicações atendem veículos leves e pesados das montadoras Chevrolet, Citroën, Dodge, Fiat, Ford, Honda, Iveco, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Scania e Volkswagen.

Sobre os componentes para linha térmica Magneti Marelli

Os produtos da linha térmica são específicos para o sistema de arrefecimento do veículo. Eles possuem a função de manter o motor a combustão na temperatura ideal de funcionamento. Portanto assim evitando o desgaste de componentes e reduzindo a emissão de poluentes.

Radiador

O radiador tem como função principal a dissipação do calor gerado durante a queima do combustível e pelo atrito entre as peças dentro do motor. Caso o radiador não funcione de maneira adequada, pode ocorrer o superaquecimento do motor, o que compromete a sua vida útil, pois pode causar avaria em diversos componentes e até danos irreversíveis, ocasionando despesas elevadas que evitam-se com o simples ato de verificar frequentemente o nível do líquido de arrefecimento.

Eletroventilador

Por sua vez, o eletroventilador compõem-se por hélice, motor e defletor. Similar a um ventilador, ele força a passagem de ar pelas aletas do radiador com o objetivo de reduzir a temperatura do líquido de arrefecimento que flui através dos tubos do radiador. Esse componente não necessita de substituição preventiva. Geralmente, troca-se em duas ocasiões: em casos de acidente de trânsito, quando o veículo sofre colisão frontal que danifica o eletroventilador, ou quando nota-se aquecimento no motor do carro, o que pode ser um indicativo de que o componente não está funcionando adequadamente, uma vez que sua função é auxiliar o radiador de água na refrigeração do líquido de arrefecimento.

Mangueira

Já as mangueiras para intercooler destinam-se a duas funções: a “quente” conduz o ar comprimido e aquecido da turbina até o intercooler e a “fria” leva o ar resfriado do intercooler para o coletor de admissão do motor. Produzidas com silicone de alta performance, as mangueiras automotivas Magneti Marelli – tanto a quente quanto a fria – suportam temperaturas mais elevadas e são mais resistentes ao ressecamento, porém, devem ser substituídas sempre que houver indícios de rompimento, rachaduras e/ou fissuras.

Condensador

Os condensadores não participam do gerenciamento térmico do motor, mas trabalham em conjunto com os compressores e evaporadores do sistema de ar-condicionado refrigerando o habitáculo. O condensador é como um radiador em miniatura, geralmente montado na frente do carro, ao lado do radiador do sistema de refrigeração do motor. Portanto sua função é resfriar e condensar o gás proveniente do compressor (transformar o gás em líquido), antes de seguir para o evaporador, onde o líquido volta ao estado gasoso.

04 de julho de 2023

Magneti Marelli
SD&PRESS Consultoria

Receber notícias do Brasil Mecânico no whatsapp
Receber notícias do Brasil Mecânico no whatsapp

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *