fbpx
Rodas do carro cuidados e prevencao

Como diminuir o risco de acidentes com rodas que se desprendem dos veículos

Acidentes causados por rodas do carro sem cuidados e prevenção, que se desprendem e atingem outros veículos são o assunto do momento. Rodas soltas representam um perigo significativo para os motoristas, passageiros e outros usuários da via.

As rodas podem ser fixadas em um veículo por meio de porcas ou parafusos, dependendo do tipo de sistema de fixação utilizado. É recomendado verificar o manual do proprietário do veículo para obter as especificações exatas de torque recomendadas pelo fabricante. O manual do proprietário fornecerá as informações corretas para o veículo específico, pois diferentes modelos podem ter requisitos diferentes. Além disso, ao apertar os parafusos ou porcas das rodas, é importante seguir as diretrizes corretas de sequência de aperto.

Casos de falta de cuidados e prevenção

Pouca gente sabe, mas ocorrências de rodas do carro sem cuidados e prevenção que se desprendem dos veículos acontecem com grande frequência. Somente entre os meses de janeiro e maio deste ano, foram 989 casos, em 3,2 mil quilômetros de rodovias do sudeste e sul do Brasil. Além da questão de segurança, transitar com equipamento ineficiente ou inoperante, que compromete a segurança é uma infração grave do Código de Trânsito Brasileiro.

Um ponto de alerta aos proprietários de veículos, são as substituições de rodas originais por outros modelos personalizados, sem observar as características técnicas e dimensionais do conjunto roda e cubo de roda especificadas pelos fabricantes. A aplicação de uma roda inadequada, com divergências dimensionais entre os furos, pode trazer sérios riscos de acidentes, pois não permitem uma fixação correta. Desta forma, a aplicação incorreta de um parafuso ou uma porca de fixação, ou ainda uma roda não original, com divergências dimensionais nas furações ou nas superfícies de contato e aperto, podem não se encaixar corretamente, e isto pode danificar as roscas do conjunto, ocasionando folga excessiva ou aperto insuficiente, comprometendo a fixação adequada da roda. Uma outra dica, é garantir sempre a utilização da porca ou parafuso original, conforme especificado pelo fabricante do veículo.

Cuidados e prevenção em geral

Fazer inspeções visuais regulares nas rodas, nos parafusos e porcas, verificando se existem sinais de desgaste excessivo, danos ou rachaduras e certificando que estejam apertadas corretamente é o ponto de partida para evitar incidentes.

Além das rodas, os pneus também desempenham um papel crucial na segurança do veículo, por isso, verificar regularmente a pressão dos pneus e o desgaste da banda de rodagem é de suma importância, pois pneus danificados ou desgastados podem contribuir para o afrouxamento das rodas.

06/07/2023

DPaschoal

Receber notícias do Brasil Mecânico no whatsapp
Receber notícias do Brasil Mecânico no whatsapp

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *