fbpx
Mercado de carros híbridos e os óleos lubrificantes

Mercado de carros híbridos e os óleos lubrificantes, aumento de produção força mercado a criar produtos especiais.

Tendência mundial, mercado de carros híbridos e os óleos lubrificantes estão tomando conta das ruas do país. Cada vez mais veículos deste segmento vem sendo vistos circulando. Montadoras anunciaram injeções financeiras bilionárias para a produção desses motores que prometem grande autonomia.

Segundo levantamento feito pela Neo Charge, empresa de soluções de eletrificação para carros; existem 124.361 carros com algum tipo de eletrificação registrados no país, cerca de 69% são híbridos ou híbridos leves; em seguida, os híbridos plug-in (necessitam de carregamento), representam 22% da frota; por fim, os carros totalmente elétricos somam 9%.

Atualmente, no Brasil existem três tipos de carros eletrificados:

  • HEV – elétricos híbridos: Carros com motor a combustão e motor elétrico alimentado por baterias, carregado pela própria energia cinética do veículo. 
  • PHEV – híbridos plug-in: Carros com motor a combustão e motor elétrico alimentado por bateria, carregado por energia elétrica.  
  • BEV – elétricos à bateria: Carros com um motor elétrico alimentado por bateria, carregado por energia elétrica.

Em linha com os avanços da tecnologia de eletrificação dos carros, as empresas automobilísticas desenvolvem produtos específicos para melhorar o desempenho e gerar uma vida útil de qualidade aos modelos híbridos, como é o caso da indústria de lubrificantes.

Denilson Barbosa, gerente de qualidade da YPF Brasil

“O número de carros eletrificados está crescendo, principalmente o de carros híbridos. Desenvolver produtos como os óleos lubrificantes para esse nicho aumenta a confiança do brasileiro na hora de comprar um modelo híbrido, inclusive, manter um veículo híbrido com o óleo lubrificante ideal prolonga sua vida útil, gera um rendimento melhor e ajuda na experiência do condutor”

Quais são os tipos de óleos lubrificantes utilizados em motores híbridos?

Atualmente, os lubrificantes para motores híbridos apresentam viscosidade baixa, como 5W-30, 0W-20 ou até mesmo um 0W-16. Eles carregam funções muitos similares aos lubrificantes utilizados em motores a combustão, como limpeza, redução de desgaste e controle de temperatura e o principal para essa categoria que se trata do “liga e desliga” constante do motor a combustão, isso eleva em muito o desgaste das peças móveis do motor, se não for utilizado o lubrificante adequado, a vida útil desse motor pode ser comprometida.

Denilson Barbosa

“Aos condutores, os motores híbridos oferecem uma experiência de uso diferenciada em relação aos motores puramente a combustão. Essa diferença caracteriza-se pela economia no consumo de combustível e a autonomia que o carro entrega. Eles sentirão a diferença no bolso”

22/08/2023

YPF

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *