fbpx
5 cuidados para garantir a segurança dos pneus

5 cuidados para garantir a segurança dos pneus antes de viajar, a Zapay traz os principais cuidados na hora de avaliar os pneus

Muitos acidentes na estrada estão relacionados à falta de revisão e de manutenção dos veículos. Dentre os componentes essenciais para a segurança, merecem destaque os pneus, os únicos elementos de um veículo que realmente mantêm contato com o solo. Por isso, recomenda-se uma atenção especial aos 5 cuidados para garantir a segurança dos pneus antes de viajar.

Zapay, que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos, destaca 5 pontos de atenção que motoristas devem ter para que os pneus do veículo possam ter o melhor desempenho possível, garantindo a segurança de todos.

1. Revisão

É fundamental que o veículo passe por uma revisão completa antes de uma viagem. Conferir o alinhamento e o balanceamento garante que a estabilidade do veículo esteja em dia. Outro ponto de atenção é a calibragem de pneus, a fim de assegurar a pressão ideal para as condições de uso do automóvel.

É importante saber que para cada tipo de veículo automotor e condições de uso, há uma pressão ideal de calibragem. As especificações técnicas para cada situação constam no manual do proprietário do veículo. Vale lembrar que o estepe também deve ser calibrado, pois precisa estar em boas condições de uso, caso necessário.

2. Avaliação do estado dos pneus

Avaliar a estética do pneu também é fundamental. Verificar se ele está careca, desgastado, com bolhas ou rasgos são indicadores que representam que sua vida útil chegou ao fim.

Também é importante observar o Tread Wear Indicator (TWI), que é um indicador de desgaste de rodagem dos pneus. O TWI pode ser verificado na banda de rodagem como um pequeno relevo entre os sulcos de cada pneu. Desse modo, quando os sulcos atingem o nível do TWI, significa que o pneu atingiu 1,6 milímetros de desgaste, nível máximo permitido para circulação, podendo gerar multa grave ao condutor se flagrado transitando em tais condições.


3. Pneus adequados para diferentes estradas

Outro ponto é se o seu veículo está usando o pneu adequado na estrada. Essa questão pode pegar de surpresa os condutores menos experientes, mas é fundamental ressaltar que existem pneus específicos para passeio e outros mais apropriados para viagens de longa distância.

Para saber qual o melhor pneu para cada caso, é importante saber com antecedência qual percurso será feito. Desse modo, caso o trajeto apresente uma estrada com muitos buracos, é necessário o uso de pneu com alta severidade. Porém, no caso de uma viagem feita em uma estrada boa, o uso de pneus de média severidade será suficiente. Quanto mais buracos houver nas pistas, mais estáveis os pneus devem ser para garantir segurança e estabilidade.


Uma boa notícia é que não é necessário trocar todos os pneus do carro. Avalie as condições da estrada previamente e faça a escolha apropriada para ter uma viagem mais segura e confortável.

4. Bandas de rodagem

O condutor deve se atentar para as condições gerais das bandas de rodagem, além de desgastes irregulares, que podem ser causados devido à pressão de ar incorreta, falta de balanceamento, alinhamento nas rodas ou na suspensão.

Quando o pneu está em condições normais, o desgaste da banda de rodagem deve ocorrer de forma regular. Caso o motorista perceba que um dos lados apresenta mais desgaste do que outro, é fundamental levar o veículo para uma revisão. O condutor deve estar atento também se os quatro pneus apresentam o mesmo desenho na banda de rodagem e se estão com o mesmo tipo de roda, pois isso auxilia o automóvel a manter um desempenho linear, principalmente em dias de chuva.

5. Troca de pneus

Se após seguir todas as dicas, o motorista perceber que chegou o momento de fazer a substituição dos pneus, é importante não hesitar em fazer essa troca. É um investimento na segurança da família e de todos aqueles que fazem parte do trânsito. O condutor deve estar atento às orientações fornecidas no manual do proprietário do veículo e, se necessário, consultar um mecânico de confiança para uma avaliação especializada.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *