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Motivos do disco de freio azular

Motivos que fazem o disco de freio azular, frear de forma agressiva, logo após a substituição de discos de freio, pode comprometer as peças

Março de 2024 – O sistema de freio do veículo, composto por diversos componentes, entre eles, discos e pastilhas de freio, está diretamente ligado à segurança no trânsito. Por isso, é importante que motoristas tenham especial atenção à manutenção, com isso trazemos os motivos do disco de freio azular.

A Fremax, fabricante referência de discos e tambores de freio, esclarece que o disco de freio, em conjunto com as pastilhas, é projetado para suportar altas temperaturas, proporcionando atrito essencial para reduzir a velocidade e parar o veículo com eficiência. No entanto, apesar da qualidade e tecnologia que potencializam a resistência e a durabilidade dos discos de freio. Precisa ter alguns cuidados para a garantia de sua vida útil.

Após realizar a substituição de discos e tambores de freio, a Fremax recomenda, que realize o processo de pré-assentamento do conjunto de discos e pastilhas ou tambores e lonas de freio para evitar superaquecimento que deixa coloração azulada no disco. Podendo assim ocasionar empenamentos, ruídos e vibrações. Apesar de ser menos visível, o superaquecimento também pode causar o azulamento da parte interna dos tambores de freio.

“Quando a peça foi exposta a superaquecimento, chegando ao ponto de a área de contato com a pastilha ficar marcada o disco fica com aspecto ‘azulado´` devido à exposição ao calor excessivo”

explica Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax.

O processo de pré-assentamento tem como objetivo aumentar a área de contato entre discos e pastilhas e tambores e lonas recém-instalados. Começa inicialmente na oficina, quando o mecânico realiza de 8 a 10 frenagens reduzindo de 60 km/h para 40 Km/h, depois ele deve repetir a operação de 8 a 10 vezes reduzindo de 40 Km/h até a parada total do veículo, sempre de forma suave e com espaçamento de 300 metros entre as frenagens. A finalização do pré-assentamento efetuada com o motorista que precisa utilizar o freio de forma moderada nos primeiros 300 km percorridos. Essa recomendação deve-se realiza-lá pelo reparador ao entregar o veículo reparado ao cliente.

Verso Comunicação

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