fbpx
Transações de veículos usados caíram em fevereiro

FENABRAVE mostra que transações de veículos usados caíram em fevereiro, mas 1º. bimestre foi positivo

7 de março de 2024 – Segundo levantamento da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em fevereiro, as transações de veículos usados tiveram queda de 4,8% sobre janeiro. O resultado é justificado pelo menor número de dias úteis no mês (19, em fevereiro, contra 22, em janeiro). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, no entanto, houve alta de 15,4% e, no bimestre, a evolução foi de 14,2%.

“O mercado automotivo tem registrado um bom início de ano, tanto que, em fevereiro, tivemos evolução de 10% nas vendas diárias de veículos usados, que são um reflexo do aumento da comercialização de novos, uma vez que grande parte dos usados transacionados são ofertados como entrada para a aquisição de um veículo zero km”, analisa Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE“No ano, já são quase 300 mil unidades transacionadas a mais do que no mesmo período de 2023”, completa.

Desempenho por segmento

  • As transações de automóveis e comerciais leves tiveram queda de quase 6% sobre o mês janeiro/2024 e alta de 15,5% sobre fevereiro de 2023. No acumulado do ano, a alta dos segmentos chegou a 14,5%.

“Os modelos usados com até 3 anos de fabricação representaram perto de 10% (exatos 9,8%) do total transacionado no mês. No ano, estes veículos acumulam participação de 9,7%”, aponta o presidente da FENABRAVE.

  • O mercado de caminhões teve alta no volume nominal de transações, crescendo 4% sobre janeiro e 7,2% sobre fevereiro de 2023. No bimestre, o segmento apresenta melhora de 3,2%. “Como alguns transportadores não conseguiram renovar suas frotas por caminhões zero km, com a nova tecnologia EURO 6, os seminovos e usados têm sido uma opção momentânea”, declarou Andreta Jr.
  • Os implementos rodoviários tiveram queda sobre janeiro (-8,3%), mas, assim como o setor de caminhões, seguem positivos sobre fevereiro de 2023 (+13,6%) e no acumulado do bimestre (+12,2%) de 2024.
  • O segmento de Ônibus, em fevereiro/2024, teve alta sobre janeiro (+10,3%) e sobre fevereiro de 2023 (+0,6%). No entanto, é o único a apresentar leve retração no acumulado do ano (-0,3%). “Esse segmento tem tendência de ampliação mais na área de novos, em função do Programa Caminho da Escola, cuja licitação demandará ônibus zero km a partir deste ano”, argumenta Andreta Jr.
  • As motocicletas fecharam com pequena retração (-2,3%), mas seguem positivas sobre fevereiro de 2023 (+16,4%) e no bimestre (+14,9%). “A queda também é explicada, apenas, pelo menor número de dias úteis em fevereiro, pois este segmento segue forte, tanto em novos como usados”, comenta o Presidente da FENABRAVE.

Acompanhe, a seguir, o desempenho por segmento

FENABRAVE
Imagem de freepik

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *