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Fique por dentro de tudo sobre esses componentes

Pivôs e Terminais de direção – Podemos facilmente citar algumas partes do carro que apresentam problemas com alguma constância. Todos os dias chegam à sua oficina motoristas reclamando de barulhos, falhas, algum comportamento diferente em geral que esteja acontecendo no veículo. E esses problemas têm relação com o funcionamento do motor do veículo ou com o sistema de suspensão/direção.

Quando a queixa é sobre a eficiência do carro e/ou falhas no motor você deve lembrar logo de cara de itens como bomba de combustível, bicos de injeção eletrônica, velas, cabos de vela, bobinas etc. Itens que apresentam problemas com constância. Quando é sobre barulhos e irregularidades na suspensão ou direção você também sabe bem quais são os principais candidatos: rolamentos, amortecedores, pneus e até componentes do freio que podem causar ruídos e alteração na forma como o carro se comporta na rua.

Pensando nessa gama de possibilidades o Brasil Mecânico separou uma matéria especial para te ajudar com dois itens que, apesar de não serem os mais comuns no seu dia a dia, costumam aparecer na sua oficina. Vale a pena você acompanhar e ficar por dentro de mais esse material desenvolvido para te auxiliar na sua rotina de trabalho.


Diagnosticando o problema

Para trabalhar no reparo de itens desse sistema é fundamental você lembrar que a suspensão absorve as tensões, forças e impactos gerados por buracos e demais imperfeições e avarias das estradas, minimizando a transmissão dos efeitos da irregularidade da pista de rodagem para os passageiros do carro. Devido as más condições de nossas estradas, agravadas pelas características esportivas de condução dos veículos, o período de substituição dos componentes fica indeterminado. Isso é importante para você entender que o manual da fabricante deve ser um ótimo


Guia, mas a periodicidade de troca de componentes vai variar de caso para caso.

Desta forma os condutores devem fazer revisões periódicas para verificação da necessidade de substituição dos componentes.


Pivôs de suspensão

É interessante entender todo o funcionamento do componente, o que, certamente irá te ajudar a compreender com mais facilidade suas funções, suas necessidades e, sobretudo, identificar quando não estiver mais dando conta de seu trabalho.


O que é

O pivô é o elo entre o chassi e o conjunto de suspensão, possibilitando movimento em todos os sentidos, além de suportar o impacto transmitido pela roda.

Pivôs de suspensão não somente fazem a ligação entre as partes fixas (chassi e carroceria), de como também com as partes móveis (telescópico, manga de eixo e cubo de roda) da suspensão do veículo. Eles recebem grandes cargas e esforços durante a aceleração, frenagem e curvas, e, em alguns casos, também suportam o peso do veículo.


Quando e como trocar

Sempre que a coifa de proteção estiver rasgada, o pivô deve ser substituído pela falta de lubrificação e contaminação de agentes externos. Uma simples folga no pivô compromete a dirigibilidade e estabilidade do veículo. Também provoca ruído na passagem em pequenas ondulações na pista ou na frenagem e principalmente provoca um desgaste irregular dos pneus.

O pivô é uma das peças mais importantes para a segurança do veículo, pois influi diretamente no seu comportamento. Existem vários modelos de pivôs de direção, por isso é bom que você esteja atento para fazer a indicação correta ao seu cliente.

Na maioria dos veículos, o pivô pode ser substituído sem a troca das bandejas ou braços de suspensão, sendo que para uma boa manutenção da geometria do veículo o componente deve ser trocado em conjunto (par). E não esqueça, sempre que é feita a substituição dos pivôs é necessário fazer o alinhamento da geometria da direção.


Terminal de Direção

Os terminais de direção fazem parte do sistema de direção que é composto também pelo volante, coluna, caixa e mecanismo de direção e a própria suspensão. Quando estão gastos, ficam com folga e provocam a trepidação da direção. Caso o carro apresente um treme-treme, não confunda com balanceamento das rodas, uma vez que a sensação para quem dirige é muito parecida.

Por isso, se o seu cliente relatar uma trepidação no volante com o carro principalmente quando acelerado, o melhor a fazer é uma revisão completa na suspensão antes de fazer o balanceamento nas rodas. Outro fator é a folga nos terminais, se durante a checagem apontar uma folga, neste caso, estas peças precisam ser trocadas imediatamente. Além do incômodo para quem dirige, folgas nos terminais de direção trazem grande risco ao motorista e principalmente danos ao carro.


Fique atento

Outras peças da suspensão podem ser danificadas, como as buchas de balança e coxins. O maior perigo quando está dirigindo é o rompimento do pino mestre do terminal (em casos graves de folga), caso isso ocorra, com certeza o motorista perderá o controle da direção. É muita irresponsabilidade dirigir nestas condições.

Os terminais de direção são testados para garantir sua durabilidade e pleno funcionamento. É importante ressaltar que todo sistema de direção, assim como o sistema de suspensão, precisa estar alinhado para que o desempenho e dirigibilidade do veículo alcancem seu desempenho máximo.


Problemas que ocorrem com estes componentes

É de extrema importância fazer uma revisão preventiva nos componentes a cada 10.000 km. Alguns componentes são prejudicados em sua vida útil devido à exposição a características muito severas que são encontradas em nossas vias de rodagem. Embora os projetos sejam padronizados para que sejam cada vez mais reais hoje em dia.

Pivôs e Terminais de direção Pivôs e Terminais de direção
Importante:

– Terminais de direção com folga causam desgaste irregular dos pneus, comportamento instável do veículo e folga na direção; além de não permitir o alinhamento.

-Pivôs danificados causam impossibilidade de alinhamento, roda bamba ou solta, ruído na suspensão e desgaste irregular do pneu.

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