Conseguir novos clientes não é tarefa fácil e se torna ainda mais difícil quando o atendimento é pelo telefone, já que vender por esse canal requer habilidades extras e específicas. Mas conquistar clientes por telefone não é uma missão impossível, é o que garante Cesar Andreoli, diretor Comercial da Microcamp.
A empresa tem no telemarketing o seu maior trunfo para se manter há 40 anos como referência no ensino de informática no país – 90% das matrículas das escolas Microcamp têm origem em televendas. Por isso, ela pode ensinar grandes lições sobre como conquistar clientes por telefone.
A seguir, confira as dicas que, segundo Andreoli, farão toda a diferença no teleatendimento da sua empresa e ajudarão a aumentar suas vendas por meio desse canal.
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Conheça muito bem o perfil do potencial cliente
O diretor Comercial que atua há 35 anos na área de vendas aponta que, para conquistar clientes por telefone, o operador de telemarketing precisa saber com quem está falando, ou seja, tem que conhecer a sua persona.
“É importante conhecer dados como: nome, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, classe social, onde mora. Para isso, é preciso ter uma base de dados muito boa, que forneça essas informações. Com conteúdo para captação de leads, por exemplo, é possível traçar um perfil da persona”, recomenda Andreoli.
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Tenha um script muito bem feito
O especialista destaca ainda que o atendimento por telefone requer perspicácia, raciocínio rápido e agilidade, porque é preciso prender a atenção do cliente nos primeiros 15 segundos de conversa.
“Nesse sentido, um script bem elaborado, com frases de efeito para despertar a atenção e o interesse, é fundamental. Esse roteiro orienta o que deve ser falado, como o cliente dever ser tratado, a sequência do assunto e o fechamento“, recomenda Andreoli.
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Seja breve, objetivo e assertivo
Ninguém tem tempo a perder, muito menos ao telefone. Para conquistar clientes por telefone é importante ir direto ao ponto, porém, com elegância. Trate o cliente pelo nome, sem intimidade nem formalidade. Seja informal, mas assertivo.
Como? O especialista explica: “Identifique-se, informe o motivo do seu contato e procure despertar o interesse por uma conversa mais aprofundada para que chegue a seu objetivo: o agendamento de uma visita”.
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Ofereça vantagens ou benefícios
Andreoli recomenda que se faça isso logo no início da conversa, depois de se identificar.
“A pessoa só vai ter interesse por algo que lhe traga benefícios ou agregue valor. Diga o que sua empresa pode fazer pelo cliente e mantenha o foco em atender uma necessidade ou desejo dele”, ensina.
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Tenha um “garoto-propaganda” que agregue valor
Importantes marcas costumam associar sua imagem a pessoas famosas, que possuem alta empatia e credibilidade. Na hora de conquistar clientes por telefone, isso também é importante.
“Se sua empresa tem um garoto-propaganda, valorize isso, use a imagem dele para atrair a atenção do cliente e conquistar sua confiança”, indica Andreoli.
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Cuide da comunicação
“Ter um timbre de voz agradável, seguro, que transmite bom humor, otimismo e simpatia, falar correta e pausadamente são habilidades imprescindíveis para quem quer conquistar clientes por telefone”, salienta Andreoli.
“Nada pior que um operador que fala errado, usa gírias ou tem vícios de linguagem, como o uso de gerúndio”, frisa.
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Conheça muito bem a empresa e o produto/serviço oferecido
“Ter conhecimento profundo é importantíssimo. Não só para oferecer o item em questão, mas se o cliente tiver alguma dúvida ou curiosidade relacionada ao produto, à promoção ou mesmo à empresa, o profissional tem que estar preparado para responder com segurança”, destaca o diretor Comercial.
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Agende a visita
Conquistar clientes por telefone também depende de um bom fechamento. Nesse sentido, Andreoli aconselha: não encerre o atendimento sem agendar uma visita.
“O agendamento deve acontecer, no máximo, no dia seguinte ao contato. Ofereça três opções de horários (manhã, tarde ou noite), passe o endereço, com referência de localização. Se tiver código de promoção, repasse para o cliente e também informe o nome de quem ele deve procurar na empresa. Isso facilita muito. E lembre-se: em média, 30% dos agendamentos se concretizam, portanto, se a meta é três visitas por dia, agende 10“, recomenda.
Diego Carmona
Diretor executivo e CVO do Lead Lovers, plataforma que oferece ferramentas e serviços completos para empreendedores e empresas no segmento de Marketing Digital – leadlovers.com.br
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