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Solape- Quando fazemos a substituição parcial de uma peça, analisamos o tipo de união de chapas mais adequado, visando à qualidade do reparo e a uma melhor resistência. Um dos métodos indicados é a sobreposição de chapas, chamada de solape.

A técnica é aplicada geralmente nas regiões estruturais do veículo, como longarinas e colunas laterais, e também em chapas externas de fechamento, como a lateral externa.

Sempre que possível, efetue o processo de solape na peça fixa ao veículo e, na parte a ser substituída, faça os furos para fixar as chapas. Após o alinhamento e fixação das chapas, faça o acabamento no processo de soldagem utilizando pontos intercalados até concluir o cordão de solda.

Para facilitar o processo de solape, existe um equipamento específico extremamente funcional: a solapadeira (pneumática ou manual). Esse equipamento permite que sejam feitos rebaixos ou degraus nas chapas para uma maior resistência na sobreposição, além de furos de amarração, que são feitos para fixar as chapas com pontos de solda – isso auxilia para que a chapa não seja soldada de forma desalinhada.

Importante: as chapas que serão soldadas devem receber aplicação de spray de zinco, o que ajudará na condutividade durante a solda e evitará corrosão.

Solape

 Acabamento

É fundamental, após todo o processo de solape, fazer o acabamento da região reparada utilizando massa poliéster com carga de alumínio.

Fonte: Clube das Oficinas

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