A válvula do canister pode provocar um grave defeito no sistema de injeção e até mesmo levar você a retificar o motor desnecessariamente.
Em muitos veículos a válvula do canister fica montada abaixo do para-lama e escondida pela proteção do para barro e em uma possível colisão a válvula pode ser avariada e ninguém perceber. Você já deve ter reparado algum, mas você sabe exatamente qual a função da válvula do canister?
Válvula Canister O que é?
- O canister é um reservatório que contém carvão ativado responsável por armazenar os gases de combustível que evaporam do tanque e assim que o motor passa a funcionar a válvula do canister é acionada pelo módulo eletrônico de controle da própria injeção, para que o motor queime os gases de combustível armazenados.
- A válvula do canister defeituosa pode até mesmo levar o sistema de injeção a adotar um estado de emergência, e como muitos veículos não utilizam a luz de anomalia da injeção montada no painel, o condutor não fica sabendo que tem um problema, e continua a trafegar com o veículo.
purga
- A válvula de purga do canister, como é conhecida, atua no controle do fluxo dos gases acumulados no canister que foram absorvidos do tanque, mas se ela obstruir ou travar aberta, a eficiência do sistema de de emissão de poluentes será afetado.
- Problemas elétricos tanto na fiação quanto em seu próprio enrolamento interno registram erros na unidade de comando da injeção e isso pode colocar o sistema em emergência causando prejuízos no funcionamento do motor como mau desempenho e alto consumo de combustível.
- Um problema comum também é o cheiro de combustível que pode ocorrer se uma mangueira do sistema falhar ou se a válvula de purga travar fechada, aonde o canister saturado passa a liberar ao ambiente os gases armazenados, revelando um forte cheiro de combustível.entreguem ambas as funções em proporções aceitáveis.
Falso Motor Batendo
- O defeito de falsa batida de motor é mais comum do que parece e o som emitido pela válvula solenoide defeituosa é confundido com o motor que raja em torque. Por isso, fique atento para não confundir um defeito no Canister, eletrônico, com um problema ainda mais grave no motor do veículo.
Comments are closed