O sistema de arrefecimento dos carros é um ponto de preocupação constante para os motoristas. O principal motivo não é exatamente o prejuízo causado por danos nesse sistema, mas sim suas consequências. Isso se dá porque caso haja alguma falha no resfriamento do carro por meio do fluído ou água que circula pelas mangueiras, haverá complicações que podem causar problemas como o motor fundido, o que leva a um gasto enorme para consertar.
No geral, é fácil identificar problemas no arrefecimento. Afinal, uma mangueira pingando ou um reservatório vazio não são tão difíceis de se notar. Mas, há um item em particular que dá uma dor de cabeça maior e é sobre ele que vamos falar: a bomba d’água.
A bomba d’água é uma das peças mais importantes do carro. Sua função é bombear constantemente água e líquido de arrefecimento para o motor para evitar o superaquecimento. Um vazamento ou um rolamento com defeito pode causar danos sérios ao motor. Como proprietário do veículo, você deve estar atento a defeitos que necessitem de reparos ou reposição de peças. O surgimento de poças de líquido refrigerante ou de água embaixo do veículo, ou altas leituras de temperaturas, podem ser sinais de que a bomba d’água precisa ser trocada.
Deixe o carro estacionado durante a noite em uma garagem com um piso de concreto limpo.
Se isso não for possível, coloque um pedaço de papelão de cor clara debaixo do carro, bem abaixo do motor.
Verifique o papelão na manhã seguinte.
Se ele estiver molhado, existe um vazamento em algum lugar, provavelmente na bomba d’água ou na gaxeta. Se o líquido for verde, é o anticongelante. Isso significa que em algum lugar há um vazamento de líquido refrigerante.
Verifique a polia da bomba.
Primeiro, encontre a peça redonda da bomba d’água, a qual está envolta por uma correia. Em seguida, experimente empurrar a polia para frente e para trás. Se ela parecer solta, talvez seja a hora de trocá-la, pois o rolamento está com problema.
Ouça o som do carro.
Ligue o veículo com o capô aberto. Se for possível ouvir rangido grave, isso pode ser um indicativo que o rolamento está em mau estado. Se for esse o problema, será possível ouvir nitidamente.
Procure por vazamentos na bomba e na gaxeta.
Se for possível ver gotas ou um pequeno corrimento de água, então há um vazamento.
Observe se a luz de advertência do termostato está acesa.
Se o carro não estiver recebendo líquido de arrefecimento suficiente devido a um vazamento ou mau funcionamento da bomba d’água, a temperatura do motor subirá, acionando a luz de alerta.
Confira se a luz do líquido de arrefecimento está acesa. Isso pode indicar que o reservatório desse líquido está vazando ou que a bomba d’água está ruim. Uma outra possibilidade é a presença de um vazamento no sistema de arrefecimento.
Fique atento ao ar-condicionado do carro. Se ele não estiver funcionando normalmente, talvez a bomba d’água não esteja com problema.
Dicas
>A presença de uma poça de água embaixo do carro em um dia quente pode não ser um problema na bomba d’água ou no sistema de arrefecimento, pois quando o ar-condicionado do carro está ligado ocorre a formação de condensação. Essa condensação vaza por baixo do carro e é perfeitamente normal.
> Localize um pequeno furo na bomba d’água. Quando a bomba apresentar problemas ou estragar, haverá um vazamento por esse furo.
>Em alguns veículos não é possível ver a bomba d’água, a menos que a tampa da correia de distribuição seja removida. No entanto, ainda será possível ver o fluído vazando naquela área geral. Além disso, a remoção da tampa de distribuição pode ser um trabalho complexo.
> Às vezes, pode não haver vazamento, nenhum ruído no rolamento e tudo esteja em ordem com as ventoinhas, correias, mangueiras, termostato, radiador, aquecedor etc. Exceto quando o motor superaquece, pode haver um vapor que sai da tampa do radiador, o que é normal na maioria dos casos, pois essa tampa é projetada para aliviar o excesso de pressão como uma medida de segurança para as outras peças.
> Algumas bombas d’água têm ventoinhas de plástico que movem o líquido refrigerante, e alguns desses líquidos tornam-se corrosivos uma vez que os aditivos se desgastam (é necessário trocar o líquido refrigerante de cada três a sete anos para evitar danificar o motor quando esses aditivos desgastam). As lâminas da ventoinha da bomba podem se dissolver e, portanto, não mover mais o líquido refrigerante, de modo que o carro superaquece. Para testar isso, dê uma partida fria sem a tampa do radiador para ver o fluido se movendo dentro do radiador. Caso isso não aconteça, então há uma boa chance de que a ventoinha interna da bomba d’água tenha desgastado completamente ou apenas uma pequena parte dela tenha sobrado.
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