Se o motor do seu carro começou a fazer um barulho durante o funcionamento, provavelmente você se preocupou com o carro e com a carteira, conta Militec-1.
Militec 1 do Brasil mostra as possíveis causas de um motor com barulho
Os ruídos do tique-taque do motor são bastante comuns e podem ser realmente más ou não muito sérios, dependendo da causa. Em alguns casos, eles podem até ser completamente normais. Vamos examinar algumas possibilidades, começando pela mais urgente.
Pior cenário: Baixo nível de óleo ou pressão de óleo
Esta é a causa mais grave – e potencialmente cara – de um mecanismo de tique-taque. Uma bomba de óleo ruim , motor gasto ou baixo nível de óleo podem causar este ou outros ruídos do motor .
Se você não tiver óleo suficiente ou pressão de óleo suficiente, a extremidade superior do motor sofrerá primeiro. A gravidade manterá o óleo que houver mais abaixo no motor.
Se o óleo não estiver atingindo o topo do motor, você começará a ouvir um tique-taque ou ruído de batidas mais agudos. Na maioria das vezes, isso vem dos componentes do trem de válvulas do motor, como elevadores, balancins, eixos de comando e ajustadores de comando. A corrente de distribuição também pode fazer um ruído de tique-taque ou batida se a pressão do óleo for um problema.
O que fazer sobre um problema relacionado a gasolina
Comece verificando seu nível de óleo . Sempre faça isso com o carro em uma superfície nivelada. Retire a vareta do óleo, limpe-a, insira-a novamente e puxe-a novamente. Idealmente, o nível estará próximo (mas não acima) da marca completa.
Se estiver baixo, complete – mas entenda que pode haver um vazamento de óleo. Militec explicou para verificar o nível regularmente para ver se ele cai e fique atento para pingos de óleo sob o carro ou sob o capô, ou pequenas manchas de óleo na parte de trás do carro perto do escapamento. Apenas algumas gotas na garagem podem significar um vazamento muito maior. A maior parte do óleo vaza apenas sob aceleração e, por fim, chega ao solo.
Se o nível estiver OK, verificar a pressão do óleo é a próxima etapa. Se você tiver um medidor de pressão de óleo no painel de instrumentos do painel, certifique-se de que ele tenha pelo menos 15-20 psi quando o motor estiver aquecido e em marcha lenta.
Em medidores sem números, certifique-se de que permanece na cor verde. Se você ver a agulha no vermelho, verifique o nível imediatamente. Se você não tiver esse medidor, poderá ver uma luz vermelha de advertência de óleo no painel. Se o nível do óleo estiver cheio, talvez você precise apenas do óleo correto para o verão. De qualquer forma, peça ao seu mecânico para inspecionar o motor.
Barulho de tique-taque
Se o nível de óleo e pressão verificarem, você pode ter uma peça do motor desgastada ou emperrada. Você vai querer um mecânico para dar uma olhada.
Uma última possibilidade de problemas importantes no motor é chamada de batida na haste. Este ruído ocorre quando há folga excessiva entre a biela e o virabrequim, causando contato de metal com metal. É causado pela falta de óleo naquela parte do motor. A batida da haste é geralmente rítmica, alta e aumenta com a velocidade e carga do motor.
Se você tiver uma peça do motor emperrada, batida na haste ou outro problema sério no motor, o conserto pode custar mais do que o carro vale a pena. Converse com seu mecânico sobre se seria melhor comprar um carro novo.
Fios ou velas de ignição ruins
As velas de ignição vedam cada cilindro, portanto, se um deles rachar ou se soltar, você ouvirá um tique-taque. Este é um problema comum após ajustes, explica Militec-1. O primeiro passo é uma inspeção visual das velas de ignição com o motor desligado e frio.
Solução: comece removendo o fio da vela de ignição e mexendo na vela. Se ele se mover, está solto. Neste caso, puxe-o para fora e verifique se os fios estão danificados. Se parecerem OK, é possível que o plugue não tenha sido apertado corretamente; você deve reinstalá-lo, seguindo as recomendações do fabricante para apertá-lo.
Se a vela de ignição estiver rachada, tente substituí-la. A pior possibilidade aqui é que a vela de ignição tenha arrancado as roscas da cabeça do cilindro. Neste caso, a cabeça do cilindro pode precisar ser removida para reparo ou substituição. Este é um trabalho importante que deve ser deixado para um profissional.
Os fios da vela de ignição ruins também podem tique se a faísca for para o solo – ou seja, qualquer lugar no bloco do motor – em vez de para a vela de ignição. Uma verificação fácil é observar o motor funcionando no escuro. Se você puder ver a faísca, significa que o fio está com defeito.
Vazamento de escape
O sistema de escapamento do seu carro é bem vedado – qualquer vazamento fará com que o motor soe mais alto. Muitos vazamentos de escapamento, especialmente se vierem do coletor de escapamento, podem causar um ruído de tique-taque.
A maneira mais fácil de determinar se você tem um vazamento no escapamento em vez de um problema grave no motor é acelerar suavemente o motor enquanto está estacionado. Obtenha cerca de 2.500 RPM. Se o ruído acabar, provavelmente é um vazamento de exaustão. Se permanecer, a pressão do óleo é a provável culpada.
Segundo os revendedores de Militec do Brasil, os vazamentos do coletor de escape podem ser causados por uma junta queimada, parafusos ou pinos do coletor soltos ou quebrados ou até mesmo um coletor rachado. Se você sentir o cheiro do escapamento no compartimento do motor e ouvir um tique-taque, você tem um vazamento. Procure fuligem preta ao redor do coletor e da conexão do tubo de descarga.
Solução: Consertar vazamentos no escapamento pode ser trabalhoso, especialmente em carros antigos com ferragens enferrujadas. Isso significa que também pode ser caro. Se você tem um carro antigo, faça uma estimativa e determine se os consertos serão mais caros do que o valor do veículo.
Rolamento ou acessório ruim
Em alguns casos, um acessório do motor dianteiro, polia ou rolamento pode causar um ruído de tique-taque. Isso pode acontecer com compressores de ar condicionado , bombas de água , tensores de correia ou polias.
Solução: para diagnosticar e determinar qual parte está fazendo o ruído, você pode ligar o motor e ouvir a origem do ruído com um estetoscópio de mecânico. Militec ainda avisa para tomar muito cuidado para manter a ferramenta, bem como suas roupas e cabelos, longe de quaisquer peças móveis.
Se o ruído for frontal, mas não for seguro testar com o estetoscópio, tente remover o cinto. Você pode operar o motor com segurança por 30 a 60 segundos para confirmar se o ruído foi interrompido. Desligue o motor, deixe-o esfriar e verifique cada componente individualmente.
Seu mecânico também pode cuidar desse diagnóstico e pode substituir quaisquer acessórios ou outras peças com defeito.
Ventilador do motor ou peças soltas
Cada motor tem um ventilador de algum tipo. Se for danificado, isso pode causar um ruído de tique ou batida. Ou, em alguns casos, as peças soltas podem sacudir e causar um ruído do tipo tique-taque. Com o motor desligado, inspecione visualmente as pás do ventilador e a cobertura quanto a danos, avisa Militec 1. Ele também pode estar solto, portanto, certifique-se de inspecionar os clipes ou parafusos que prendem a cobertura do radiador.
Solução: certifique-se de examinar as proteções contra calor e poeira, linhas ou suportes de metal ou qualquer coisa que possa vibrar e entrar em contato com outra peça durante a execução. Observe a parte inferior do capô para ver se há marcas de contato.
Problemas de ignição
Os cilindros do seu motor são projetados para disparar em um momento muito específico. Se esse tempo estiver desativado, pode criar um ruído de ping. Isso pode ser causado por combustível de baixa qualidade, acúmulo de carbono e vários outros problemas. Provavelmente será pior se você estiver carregando uma carga pesada ou ao acelerar após um sinal vermelho ou subindo uma rampa.
Solução: tente usar gasolina de alto nível de octanagem no próximo abastecimento e veja se isso faz diferença. Caso contrário, esse problema precisa ser diagnosticado por um mecânico profissional. Se o seu carro disser “combustível premium necessário” ?? e você não usa, vai custar caro no longo prazo.
Válvula de purga, válvula PCV ou injetores de combustível
Boas notícias! Essas situações não custarão nenhum dinheiro. Alguns ruídos de tique-taque são totalmente normais e não requerem reparos.
Militec conta que a válvula de purga em seu carro permite que vapores de combustível sejam queimados pelo motor para fins de emissões. Esta válvula fará um barulho de tique-taque às vezes. Da mesma forma, as válvulas de ventilação positiva do cárter (PCV) podem fazer tique ou chocalhar em marcha lenta.
Os injetores de combustível em veículos mais novos também podem ser barulhentos e fazer barulho. Isso é especialmente pronunciado em carros com injeção direta.
Todas essas situações são normais. Ainda assim, quando você ouvir algo novo, dê uma olhada. Ignorar isso sempre custa mais no longo prazo.
Fonte: Militec
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