Cada vez mais os veículos em geral estão vindo com mais itens então fique atento à baterias e equipamentos de diagnóstico
Uma das coisas mais interessantes e, ao mesmo tempo importante e necessária em nossa profissão, é o fato de que precisamos estar sempre atentos às novidades que vem aparecendo na tecnologia automotiva. E dentro desta tecnologia, a bateria se destaca pelo fato de, cada vez mais, os veículos em geral estão vindo com mais itens que dependem diretamente dela.
Baterias em equipamentos de diagnóstico
E quando falo em bateria, não me refiro somente à instalada no veículo. Neste caso específico, estou me referindo às baterias usadas em equipamentos de diagnóstico como Multímetros, Osciloscópios, Geradores de sinais, Transdutores e outros acessórios de diagnóstico usados na oficina. Já tive um caso, entre muitos outros, em que um eletricista condenou um alternador de um carro importado devido à uma medição que havia feito com um Multímetro digital. O carro ficou parado por mais de 15 dias até que o cliente importasse a peça, que custou mais de R$2000,00. Na realidade o defeito era que a bateria do Multímetro estava fraca e estava acusando o valor de tensão errado(maior que o real).
Problema em uma pinça amperimétrica devido à bateria
Em um curso de Osciloscópio, que ministrei em Petrópolis, no ano passado, um participante trouxe uma Pinça Amperimétrica que não funcionava. Num teste básico, conclui que o problema era a bateria de 9 volts do instrumento, que voltou a funcionar corretamente quando coloquei uma bateria de 9 Volts alcalina. Como uso muito a Pinça amperimétrica e outros equipamentos, principalmente nos meus cursos, além do fato de que, eventualmente, o aparelho fica ligado sem uso, a minha despesa com baterias de 9 volts é muito alta.
Bateria de 9 volts recarregável
Levando em conta este problema, decidi comprar uma bateria de 9 Volts recarregável para fazer um teste de consumo e ver se atendia minha necessidade. E, além disto, comprei uma de Lítio, pelo fato de ter uma maior capacidade de carga. A primeira que comprei via mercado Livre, foi em Agosto de 2022. Após colocá-la em carga por mais de 6 horas, fiz o teste de tensão a Vazio da mesma(SOC) e só chegou a 8,30 Volts. Na minha concepção, este era um sinal claro de bateria defeituosa. Portanto, fiz a devolução.
Durante minha vida profissional, todas as baterias usadas tinham um valor de SOC(State of Charge) de plena carga acima do valor de tensão nominal. Exemplos: A automotiva comum de 12 Volts tem um SOC carregada de 12,6 Volts. A alcalina de 9 Volts(da Duracell) chega a 9,5 Volts. A de Lítio 18650 de 3,7 Volts tem 4,2 com carga completa(100%).
Eterno Aprendiz
Na semana que passou, voltei à minha “maratona” para achar um bateria 9 Volts recarregável que me atendesse. Fui a uma loja especializada aqui no Rio e comprei, além da bateria de Litio 9 Volts, também o carregador adequado e do mesmo fabricante. Deixei carregando por mais de 10 horas e, para minha surpresa, o valor de SOC foi pràticamente o mesmo daquela anterior, ou seja 8,40 Volts. Após vários dias de pesquisa em sites nacionais e estrangeiros, e não achei nada que informasse a razão deste comportamento.
Em suma, devo dizer que este comportamento foi algo totalmente inesperado com relação à tudo que eu havia estudado e praticado ao longo da minha vida profissional, neste assunto. Mas enfim, isto prova mais uma vez que é sempre necessário manter a postura de “Eterno Aprendiz” e ter a mente aberta para novos conhecimentos, independente da fonte ou pesquisa prática realizado, como foi neste caso.
Hilário Ademar Scheid
Engenheiro Eletrônico, com vários cursos de especialização na BOSCH/Alemanha, Diretor da AUTRON CONSULTORIA AUTOMOTIVA
Maiores informações sobre os cursos que ministra podem ser obtidas pelos telefones (0xx21) 3331-4925//(21) 99914-1497(WattsApp) // ou pelo E-mail: [email protected]
Image by jcomp on Freepik
Comments are closed