A Importância do Módulo ECM na Injeção Eletrônica

O módulo de controle do motor (Engine Control Module ou ECM) executa uma vasta variedade de funções que são necessárias para controlar o veículo. Ele é o cérebro do sistema de gestão do motor. Ele controla a mistura de combustível, ponto de ignição, tempo de câmara de combustão variável e controle de emissões. Ele monitora constantemente o desempenho das emissões através da sua OBD (Onboard Diagnosis – Diagnóstico a Bordo) de programação e supervisiona o funcionamento da bomba de combustível, ventilador de arrefecimento do motor e sistema de carregamento.

Ele também interage com o controlador de transmissão, ABS/tração/sistema de controle de estabilidade, o módulo de controle do corpo, o módulo de controle de temperatura e sistema antirroubo. Em resumo, o módulo de comando do motor executa uma vasta variedade de funções que são necessárias para controlar o veículo.

Os componentes eletrônicos dentro de um módulos de controle do motor são bastante robustos, mas às vezes as coisas podem dar errado e fazer curtos em circuitos de sensor que podem sobrecarregar e danificar o módulo. Problemas com a fonte de alimentação do módulo (demasiada tensão ou não suficiente) ou conexões de aterramento com problemas podem causar o ECM a ter um mau comportamento. Más entradas de sensores e outros módulos também podem causar mau funcionamento. Corrosão, calor excessivo e vibração também podem causar danos ao módulo.

Quando um módulo de controle do motor falhar, ele pode ou não definir quaisquer códigos de diagnóstico (CDT). Isso pode fazer solução de problemas difíceis e muitas vezes resulta em diagnóstico errôneo. Muitas vezes o problema real está fora do computador, como um mau sensor, falha na fiação, relé de energia ou emissão de tensão. Falhas completas do módulo são raras, mas as falhas dentro dos vários subsistemas do módulo de memória são mais comuns. Um injetor de combustível em curto, por exemplo, pode sobrecarregar e queimar circuito do injetor dentro do módulo de controle do motor. Se a causa subjacente não é encontrada e corrigida, ela pode fazer com que o computador de substituição falhe também.