fbpx
Veja como montar o da sua oficina

Para o administrador de oficinas mecânicas, o planejamento estratégico nunca foi tão importante, afinal, de acordo com o último estudo realizado Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), que contou com dados do Ministério do Trabalho e emprego, o número de estabelecimentos especializados nesse tipo de serviço cresceu 47,3% nos últimos anos. Em outras palavras, não há mais espaço para a gestão amadora e reativa em um cenário cada vez mais competitivo.

Mas por onde começar esse tipo de planejamento? O que deve ser levado em consideração? Qual o retorno esperado com esse tipo de ação e, principalmente, como monitorar todos os resultados da empresa? Para que você profissionalize ainda mais a gestão do seu negócio, resolvemos trazer algumas dicas importantes que podem ser uteis na hora de montar um planejamento estratégico para oficinas mecânicas. Confira a seguir.

Análise SWOT

Para definir com clareza os próximos passos da sua empresa, é fundamental saber exatamente onde você está pisando, certo? Por isso, você deve conhecer bem o cenário externo e interno em que está inserido. Essa é a análise SWOT, também conhecida como análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Basicamente, você deve avaliar o ambiente interno, descobrindo as forças e fraquezas do seu negócio. O atendimento pode ser uma fraqueza, por exemplo, mas o estoque de peças uma força. Já no ambiente externo, você deve conhecer bem as oportunidades e ameaças. Uma oportunidade pode ser o próprio crescimento das frotas de veículos, já uma ameaça o surgimento constante de novas oficinas.

Metas e objetivos

Com a avaliação precisa do cenário, você começa a desenvolver metas e objetivos realistas, que estejam realmente dentro da realidade do seu negócio. Por sinal, um erro muito comum de muitos gestores é justamente não definir com clareza quais são essas metas. Essa definição é o que diferencia as empresas reativas daquelas proativas, que tentam controlar o seu próprio rumo.

Em uma oficina mecânica, é ideal que você crie um sistema para monitorar todas essas metas e objetivos, ou seja, os resultados da sua empresa. Contar com um software de gerenciamento hoje é indispensável para que o seu negócio possa crescer de maneira sustentável.

Desenvolva um plano de ação

Voltando rapidamente às metas e objetivos e à questão da análise SWOT, vamos supor que, ao avaliar o mercado, você percebeu que a concorrência está oferecendo serviços como reparos em imobilizadores e em módulos de injeção eletrônica, oferta que não está sendo feita na sua empresa. Após o diagnóstico da situação, nota que esses serviços têm atraído mais clientes para as outras empresas e, ao mesmo tempo, são lucrativos.

Bom, depois de tudo isso, é chegado o momento de desenvolver um plano de ação. No cenário ilustrado por nós, seria interessante você capacitar a equipe de mecânicos e investir em equipamentos para implementar mais esse serviço, além de divulgá-lo, é claro. Assim, com um direcionamento claro do que deve fazer, você consegue definir com clareza qual caminho seguir para sanar problemas e crescer!

Fonte: Chiptronic

Categories:

Comments are closed