fbpx

Equipes técnicas de Brasil e Paraguai mantêm conversas avançadas com o intuito de fechar ainda em 2016 um acordo comercial bilateral para o setor automotivo. No dia 20 de outubro, os titulares dos ministérios da área industrial dos dois países firmaram compromisso para concluir as negociações até o fim do ano, segundo nota publicada no site do Mdic, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O Paraguai é o único país fundador do Mercosul com o qual o Brasil não possui acordo automotivo — o intercâmbio comercial com Uruguai e Argentina está estabelecido há anos. Embora não tenha muita tradição automotiva, o país vizinho começou a produzir automóveis em março deste ano, com a inauguração da fábrica do Grupo Reimpex que produz o J2, modelo compacto da Jac.

No total, o Paraguai produziu 835 veículos de janeiro a julho, segundo o ministério da indústria paraguaio. Destes, 617 foram caminhões, nove picapes com motor diesel e 209 automóveis. O volume superou em 30% o resultado de igual período de 2015.

No primeiro semestre a corrente de comércio Brasil-Paraguai alcançou US$ 1,5 bilhão, somados todos os setores. O valor é 11% inferior ao de igual período do ano passado e o Paraguai é somente o 24° maior destino de todos os produtos brasileiros.

“O fortalecimento da relação com o Paraguai, bem como com todos os países do Mercosul, mostra que a região vive um novo momento e que é preciso aproveitar todas as oportunidades de negócios”, disse Marcos Pereira, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Fechar um acordo com o Paraguai também é importante para avançar nas negociações entre Mercosul e União Europeia, de acordo com o Mdic. O ministro espera avanços significativos no próximo encontro do Comitê de Negociações Birregionais, agendado para outubro, em Bruxelas, na Bélgica.

Categories:

Comments are closed