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Seu cliente chega em sua oficina dizendo que ao diminuir para parar em um sinal de trânsito, sentiu os freios macios e o pedal baixo. Como você deve saber, esse pode ser um sinal de que talvez tenha entrado ar no sistema de freios.
Nesse momento, você irá se preparar para fazer o reparo do problema no carro de seu cliente. Vale relembrar, que drenar o fluido de freio é um trabalho para duas pessoas que requer um esforço coordenado. O resultado é um pedal de freio mais firme e um sistema de frenagem mais reativo. Veja as dicas e o passo-a-passo que separamos para você:

Preparação

  • Confirme que você precisa drenar o sistema de freios.
    A descida do pedal de freio, em geral, significa que o sistema de freios precisa ser drenado. No entanto, é muito importante confirmar que a descida do pedal não foi causada por outro motivo.
    Tente esse teste simples quando estiver parado e esperando em um sinal vermelho. Com seu pé, mantenha uma pressão regular no pedal de freio. O pedal continua descendo? Se for o caso, então o sistema de freios do seu carro deve ser verificado por um mecânico certificado para confirmar que a raiz do problema não é outra coisa. Se o pedal se mantém na mesma altura, então você pode precisar só remover o ar que entrou no sistema de freio hidráulico.
    A descida do pedal de freio também pode ser causada por outras coisas que podem ser muito perigosas. Por exemplo, pedais de freio também podem descer se houver um problema hidráulico, como um cilindro mestre com falhas, um vazamento no cilindro de roda, um problema de calibragem ou um problema no ABS. Então, antes de seguir, é importante eliminar essas possibilidades perigosas através de uma inspeção profissional.
  • Posicione seu carro em uma superfície plana.
    Carros com transmissão automática devem estar em “Park” e aqueles com transmissão comum devem estar na primeira marcha. O freio de mão deve estar puxado o tempo todo.
  • Levante o carro e firme-o sobre macacos.
    Remova todas as calotas e as quatro rodas
  • Abra o capô e localize o cilindro mestre do reservatório do fluido de freio.
    É um recipiente transparente do tamanho de um punho (ou maior) que está aparafusado na lataria do carro pelo lado do motorista. Ele estará conectado a um objeto de alumínio que tem tubos de metal saindo das laterais. Essas saídas de metal são o sistema de freio que direcionam o fluido do freio hidráulico para cada roda. Lá o fluido de freio, ativa o disco, ou tambor, de freio que para seu carro.
  • Elimine o fluido de freio antigo e sujo que está presente no reservatório do cilindro mestre.
    Encha o cilindro mestre com fluido de freio novo e limpo, certificando-se de que é o tipo correto para o carro. Se tiver fluido-de-freio2dúvidas, confirme com um balconista da loja de autopeça qual o fluido de freio do carro na tabela.

Drenagem

  • Vá para a roda direita traseira, limpe qualquer sujeira da área do parafuso de drenagem do freio e remova a tampa de borracha.
    Usando uma chave estrela, afrouxe o parafuso de drenagem. Pegue um pedaço de mangueira de borracha e coloque-a na ponta do parafuso de drenagem e a outra ponta em uma garrafa plástica clara vazia.
  • Segure firme a chave estrela enquanto segura a garrafa plástica.
    Peça a um ajudante para bombear lentamente até que o fluido sujo saia do sistema de freios e entre na garrafa. Deixe que bastante fluido saia para que a ponta da mangueira de borracha esteja submersa em fluido de freio. (Confira o cilindro mestre frequentemente para se certificar de que haja bastante fluido de freio).
  • Quando o fluido de freio se tornar claro, diga ao ajudante para segurar o pedal até o fundo.
    Feche o parafuso de drenagem com a chave e peça ao ajudante para bombear o pedal 3 vezes e segurar. Abra um pouco o parafuso de drenagem para deixar o fluido de freio sair pela mangueira de borracha. Peça ao ajudante para dizer quando o pedal de freio encostar no chão e peça para segurá-lo lá enquanto você fecha o parafuso de drenagem. Repita esse processo mais 2 vezes. (Lembre-se de conferir periodicamente o nível de fluido do cilindro mestre, para que ele não seque!) Depois da terceira vez, aperte o parafuso de drenagem e repita esse processo nas outras três rodas seguindo essa ordem: roda esquerda traseira, roda direita dianteira e roda esquerda dianteira.
  • Para se certificar de que os freios não estão esponjosos e que não há nenhum vazamento no sistema, faça esse teste quando você terminar de drenar os freios.
    Com o motor desligado, peça para o ajudante apertar o pedal de freio e olhe todos as 4 rodas e confira procurando por vazamentos. Depois, empurre o pedal de freio com o pé. Ele deve se mover cerca de 2,5 a 7,5 cm e parar. Você deve sentir o pedal de freio muito duro nesse ponto.
  • Descarte qualquer fluido de freio sobrando de forma correta e segura.

Testes

  • Recoloque todas as quatro rodas e aperte à mão todas as porcas.
    Abaixe o veículo até o chão e aperte corretamente as porcas. Recoloque as calotas se necessário.
  • Faça um test-drive para verificar se os freios estão funcionando corretamente.
    Se ainda houver problemas, é hora de retirar as rodas e buscar vazamentos.

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