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Substituir freios a tambor não é difícil e você sabe muito bem. Mas, por mais simples que o procedimento seja, ainda requer ferramentas especiais e um pouco de cautela. O Brasil Mecânico traz esta matéria para recordar o passo-a-passo mais fácil para você consertar os carros dos seus clientes.

1 Coloque uma máscara para amianto.

O trabalho que você está prestes a fazer envolve poeira de amianto finamente moída, e respirar esse material vai te matar. Obtenha uma máscara que seja projetada para o trabalho de filtragem de amianto, e não uma simples de papel que você pode usar em uma loja. Certifique-se de que não haja crianças e animais por perto, também. Especialmente as crianças, você não quer eles em qualquer lugar próximo a este trabalho, nem sequer por um momento.

2 Retire a calota e afrouxe as porcas. Erga o carro com um macaco.

Nunca trabalhe em um carro apoiado por um simples bloco de apoio. Blocos de madeira ou tijolos, ou mesmo blocos de concreto não são substitutos adequados.
Termine a remoção das porcas e remova o pneu.

3 Pulverize o cubo da roda com um óleo penetrante, como PB Blaster.

Nota: WD-40 não é um óleo penetrante.

4 Pegue o freio pelas bordas e retire-o.

Pode ajudar sacudir um pouco enquanto puxa.

5 Nota:

Alguns tambores de freio são parafusados de modo que você terá que removê-los primeiro.

6 Uma vez removido o tambor, dê uma olhada nele.

Deve ser restaurado ou substituído se estiver marcado.
Os freios a tambor têm muitas molas e alavancas autorregulador de freio e estacionamento. São geralmente de cores diferentes. Tire uma foto para saber detalhadamente onde tudo está antes de remover qualquer coisa!

7 Pulverizar todo o mecanismo de freio com limpador de freio.

Lembre-se novamente: a poeira da maioria dos freios é amianto, e você não quer inalar isso. Use uma máscara.

8 Compare os novos calços de travão com os antigos.

  •  Certifique-se de que eles têm buracos em todos os mesmos lugares.
  •  Verifique se os calços de travão são da mesma largura.

9 Desmonte o freio. Remova as molas de retorno dos calços.partes-do-freio-a-tambor

  • Solte a alavanca do freio de estacionamento.
  • Segure o pino de retenção do calço pela parte de trás e retire as molas de retenção.
  • Espalhe os calços para além da parte superior e desengate-os com os pinos da roda de cilindro.
  • Remova os dois calços e ajuste como uma unidade.
  • Coloque os calços velhos no chão ao lado dos novos.
  • Às vezes, os calços de frente e de trás são diferentes.  O calço com a tira mais curta do revestimento geralmente vai para frente.
  • Cuidadosamente, dedilhe os topos dos calços para  dentro para soltar a tensão na mola do autorregulador.
  • Remova o autorregulador.
  • Remova a mola e ligue-a imediatamente aos novos calços exatamente como você removeu.

10 Reconstrua o novo freio.freio-3

  • Parafuse o autorregulador de volta. Um lado será uma rosca à esquerda.
  • Coloque o autorregulador sobre os calços novos e espalhe os topos além de apertar a mola.
  • Coloque os calços de volta no lugar e deslize os pinos de fixação através dos orifícios corretos.
  • Instale as molas de retenção de calço.
  • Anexe os calços aos pinos de cilindro de roda.
  • Anexe novamente a alavanca de freio de estacionamento.
  • Instale as molas de retorno.

11 Verifique o seu freios novos com a foto que você tirou antes.

Se alguma coisa parece começar diferente, refaça tudo.

12 Coloque tudo no lugar.

  • Deslize o tambor novo ou restaurado nos parafusos de roda.
  • Reinstale o pneu.
  • Ajuste os freios.
  • Remova o macaco.
  • Abaixe o macaco.
  • Repita no outro lado.

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