fbpx

Para garantir a correta instalação de peças para seu carro, é necessário que o reparador saiba como aplicar corretamente as peças em seu veículo, para não prejudicar seu funcionamento e afetar a vida útil da peça. A Nakata preparou algumas dicas que o Brasil Mecânico traz para o reparador aplicar em seu dia-a-dia.

>> Amortecedores
Deixe o amortecedor na posição de instalação, com a haste para cima e repita a operação de puxar a haste para fora e empurrar para dentro (curso total). Este movimento deve ser repetido pelo menos cinco vezes até que o reparador observe que o movimento do amortecedor fica uniforme e a haste desliza sem vazios. O ar se desloca dentro do amortecedor porque a peça fica guardada na posição deitada, como o óleo é mais pesado desce e deixa espaço para o ar na parte de cima. Por isso, nunca faça a equalização na posição horizontal ou deite os amortecedores equalizados no chão antes de colocar no carro.

>> Caixa de Direção
Responsável por transmitir o movimento de rotação do volante para as rodas do veículo, proporcionando estabilidade nas manobras, a caixa de direção é um item fundamental de segurança no veículo. Por isso, os reparadores devem ficar atentos aos procedimentos de instalação da caixa de direção e verificar o estado dos axiais e das coifas de proteção

>> Pivô de suspensão
Devido às variações no diâmetro do pino esférico, ao adquirir e instalar o componente verificar o ano e modelo do automóvel que será reparado e fazer comparação com os dados disponíveis no Catálogo de Aplicação Nakata. A escolha incorreta e sua consequente aplicação resultará em danos ao pivô e também à contra-peça, invalidando a garantia do produto. Mesmo tendo certeza do ano/modelo do veículo é importante conferir as medidas antes da instalação.

>> Suspensão
Inicialmente é importante verificar o estado geral de todos os componentes da suspensão, pois dependendo do tipo de solo e da forma como o condutor dirige, o desgaste pode ser maior ou menor. Verifique também o estado dos coxins, coifas e batentes. Para finalizar, é importante fazer o reaperto com o veículo totalmente apoiado no chão e em seguida o alinhamento da direção e balanceamento das rodas.

Categories:

Comments are closed