Motivos pelos quais você deve trabalhar com reparo em Módulos de injeção eletrônica

O surgimento da injeção eletrônica na década de 80 trouxe consigo inúmeros benefícios econômicos e ambientais, mas também resultou em enormes desafios aos reparadores automotivos acostumados com o sistema mecânico de carburação, que se viram obrigados a, com a “cara e a coragem”, começar a realizar reparos nos veículos gerenciados eletronicamente. E quando falamos em injeção eletrônica automotiva não podemos nos esquecer do principal item que compõe o sistema: a ECU. Considerada o cérebro automotivo, é uma das peças que se tornou a razão de muitos problemas em veículos gerenciados eletronicamente.
Motivos pelos quais você deve trabalhar com reparo em módulos automotivos e diesel.

Devido ao fato de ter sido feita para ser substituída quando apresentar defeito, o reparo de ECU´s tinha grandes empecilhos ao

mecânico reparador, que contava com poucas informações e ferramentas que o auxiliassem na reparação. Muitos ao serem confrontados com tais dificuldades optavam por indicar ao cliente um profissional que “abraçasse a causa” ou a própria concessionária em si.

Levar o veículo a uma concessionária para realizar a substituição da ECU mostrou ser algo muito caro e dispendioso. Clientes inconformados com os altos valores da substituição recorriam novamente às oficinas mecânicas na busca de profissionais que realizassem o reparo sem a necessidade de substituição da peça. É nesse momento que alguns iniciaram o trabalho de estudo e reparação informal de ECU´s, um ramo que acabou se tornando promissor no mundo da reparação automotiva e que com o tempo se profissionalizou em nosso país.

Causas e defeitos

Notamos em destaque na imagem esses componentes
Notamos em destaque na imagem esses componentes

Picos de tensão da bateria, curto circuito no chicote, infiltração de água ocasionam vários problemas nas ECU´s como: perda de arquivo, oxidação de solda, pinos e componentes ou queima de componentes.

 

Um defeito muito comum no sistema PLD OM 926 LA EURO 3 é falha em três unidades injetoras de forma simultânea, unidades injetoras 1, 2 e 3 ou 4, 5 e 6. Na maioria das vezes pode-se resolver esse problema por trocar no módulo o componente comum 40N06 responsável por enviar sinal para as respectivas unidades injetoras.

Diagnosticar que o problema no sistema de injeção se encontra na ECU para que então possa ser feita a reparação é algo que exige conhecimento prévio e técnico de causas e ferramentas apropriadas, por isso o investimento na área é algo que não se pode evitar.

Lucratividade

A margem de lucro que se obtém da reparação de módulos é algo que pode ser vista em poucos ramos de atividade no mercado de trabalho. O exemplo citado anteriormente nos ajuda a entender isso. Para o caso específico mencionado, apenas com a troca do transistor responsável pelas unidades injetoras com falha, pode-se obter um lucro de 2.750 %, valor que torna a reparação uma opção tanto para o reparador, quanto para o cliente, que teria que pagar no mínimo 2x e meia a mais que esse valor para substituir o módulo defeituoso.modulo-ecm

Como se tornar um reparador profissional

Quem deseja iniciar o trabalho no ramo da reparação de módulos talvez se sinta um tanto quanto perdido e se pergunte por onde começar. Existem no mercado serviços e produtos que são fundamentais para os que estão iniciando ou desejam fazê-lo, como:
> Cursos técnicos em reparação de módulos;
> Ferramentas para diagnóstico e medição (scanner, osciloscópio, multímetro);
> Documentos técnicos (manuais, apostilas);
> Kit de ferramentas de soldagem (ferro de solda, estação de retrabalho, etc);
> Sistema de consulta de informações técnicas dos módulos;

Capacitação, ferramentas para a realização do diagnóstico, documentos técnicos e ferramentas para reparação são investimentos muito importantes e indispensáveis a se fazer no ramo, levando-se em conta que o índice de retorno é bem maior ao que foi investido.

Falando ainda da importância de se investir, esse é um dos fatores predominantes na escolha de uma oficina, afinal os clientes preferem conferir o veículo aos cuidados de profissionais que estão sempre atualizados e dispõem de recursos necessários e adequados à reparação. Várias oficinas obtiveram o credenciamento em reparação de ECU´s, fator que também passa confiança aos clientes e aumenta sua preferência por tais estabelecimentos.
substituição falhe também.

15 thoughts on “Motivos pelos quais você deve trabalhar com reparo em Módulos de injeção eletrônica

  • 10/11/2016 em 1:16 pm
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    Queria saber onde faço o curso reparador de módulos de injeção.

    • 09/05/2017 em 12:01 pm
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      Muito obrigada Janete. Não deixe de ler as novas matérias do site.

  • 20/07/2017 em 9:48 am
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    bom dia . quero saber se o senai é escola de referencia nesse curso. E quanto eu preciso invetir aproximadamente nos equipamentos necessarios, + OU – ???????

    • 29/08/2017 em 7:08 pm
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      E uma das que mas investe na área do setor automotivo e grande referencia no mercado e vc fizer o curso garanto que não vai se arrepender. boa sorte

      Atenciosamente, grato. Jornal Brasil Peças

  • 24/07/2017 em 5:17 am
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    Gostaria de fazer esse cursso de reparador de central

    • 29/08/2017 em 7:02 pm
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      faça você não vai se arrepender!!!

    • 03/10/2017 em 6:10 pm
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      Boa tarde! Venha fazer o curso conosco, na ENGEPROG temos o MELHOR E MAIS COMPLETO TREINAMENTO DE REPARO DE CENTRAIS DE INJEÇÃO ELETRÔNICA ECU linha leve + IMOBILIZADORES E GRÁTIS ELETROELETRÔNICA

      Alexandra Fernandes
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  • 13/03/2019 em 3:05 am
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    Muito bom seu site / Blog. Vou continuar seguindo os conteúdos essas dicas aqui. Obrigado por compartilhar, está me ajudando muito.

  • 27/03/2019 em 4:35 pm
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    Puxa vida, muito obrigado por compartilhar tanto conteúdo de valor. Vou continuar seguindo o blog / site e compartilhando

  • 06/07/2019 em 4:04 pm
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    Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

  • 10/07/2019 em 7:53 pm
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    Interessante o artigo, bem realista e atual! Parabéns

  • 17/10/2019 em 2:47 pm
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    Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

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