fbpx
certificações para oficinas

Certificações para oficinas  – A profissão de mecânico reparador é uma das mais dinâmicas que existem. Isso se deve ao constante desenvolvimento de componentes e tecnologias que passam a fazer parte de cada vez mais modelos de veículos.

Se há alguns anos era comum que os profissionais da área adquirissem os conhecimentos do ofício na prática, contando com muito pouca ou nenhuma capacitação técnica, os tempos agora são bem diferentes. Para garantir a prestação de um bom serviço e se destacar no meio da concorrência, a qualificação das oficinas se torna cada vez mais importante.

Neste texto, vamos te mostrar o que é a certificação de oficinas mecânicas e o que você deve fazer para obtê-la. Acompanhe!

O que é certificação de oficinas mecânicas?

Ao concluir um curso ou assistir a uma palestra, é comum que recebamos um certificado a fim de atestar os conhecimentos que adquirimos, não é verdade? É exatamente esse o papel das certificações para oficinas mecânicas.

Essas certificações comprovam que a empresa atende a diversos critérios técnicos e de segurança, de acordo com as normas convencionadas pelas instituições regulamentadoras da profissão.

Possuir essas certificações em sua oficina refletirá diretamente na captação de novos clientes, que se sentirão mais seguros e confiantes em contratar os seus serviços.

Quais certificações minha oficina deve ter?

Qualificação de Mecânico de Manutenção

A norma técnica nº 15681/2009 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), também chamada de Qualificação de Mecânico de Manutenção, visa capacitar e padronizar a atuação dos profissionais reparadores automotivos.

Criada em 2007 por uma iniciativa do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) e de diversas outras entidades do ramo automotivo, essa certificação baseia-se nas normas ABNT NBR 15681:2009, que padroniza a capacitação de profissionais da reparação.

O interessado na certificação pode ter diferentes níveis de escolaridade, de acordo com a especialização desejada, sendo que o requisito mínimo é ter completado até o 4º ano do ensino fundamental.

Certificações para oficinas  – ISO 9001

Também existem certificações que garantem a qualidade da gestão das empresas, como a ISO 9001. Para ter direito a essa certificação, uma oficina deve atender a uma série de normas que dizem respeito à saúde ocupacional, meio ambiente, segurança, administração etc.

Em alguns casos, diversos ajustes podem ser necessários para adequar o funcionamento de uma empresa aos requisitos da certificação ISO 9001. Por isso, é fundamental definir um plano de implementação adequado, que pode, até mesmo, incluir o auxílio de uma consultoria para diagnosticar e desenvolver as melhores práticas para sua oficina.

Qualificações específicas

Além da Qualificação de Mecânico de Manutenção e da ISO 9001, existem algumas específicas que também podem representar um grande diferencial para a sua oficina na busca por novos clientes.

É possível encontrar cursos voltados para as mais variadas áreas da reparação automotiva, como injeção eletrônica, módulos diesel, alarmes e imobilizadores, funilaria e pintura, diagnóstico de motores, transmissão, sistema elétrico e hidráulico e muitos outros.

Apesar de não serem de caráter obrigatório, contar com alguma certificação de oficinas mecânicas fará com que a sua se destaque no meio da concorrência, uma vez que serve como garantia aos clientes de que o serviço prestado será de qualidade.

Material: Chiptronic

Categories:

Tags:

Comments are closed