fbpx

Carros usados e isentos de IPVA – Em média, 27 mil automóveis com liberação do imposto foram vendidos mensalmente por meio da OLX entre maio e julho de 2020

Para quem quer comprar o próprio veículo, mas não abre mão da economia, os modelos de carros mais antigos podem oferecer uma grande vantagem: a isenção do IPVA, imposto anual que costuma impactar as finanças dos proprietários. Em um cenário de incerteza financeira, o segmento de automóveis isento da taxa gerou maior interesse nos usuários da OLX, com alta de 16% em visualizações de anúncios e de 6% em vendas, ambas na comparação entre julho de 2020 e do ano anterior.

Para entender mais sobre o interesse do consumidor nessa categoria, a plataforma levantou dados de visualizações e vendas na média de maio a julho, respeitando a regra de liberação do tributo conforme a idade do automóvel em cada estado. Somente nesse período, foram visualizados 37,5 milhões de anúncios de carros com direito a IPVA grátis, representando 7% do total de anúncios de carros vistos na plataforma.

“Por mês, foram vendidos uma média de 27 mil carros com isenção de IPVA, o que representa 18% do total de veículos negociados por meio da OLX. Esses modelos são muito vantajosos porque além de não terem a cobrança do imposto, possuem um ticket médio baixo, de cerca de R$ 10.400”, afirma Marcos Leite, COO da OLX Brasil. “O custo total de um carro vai muito além do preço do veículo, considerando seguro e manutenção, por isso o IPVA isento pode fazer a diferença na hora da decisão de compra”, explica.

Dentre as marcas que tiveram mais visualizações na OLX, Volkswagen ocupa o primeiro lugar, seguida de Chevrolet e Ford. Em relação aos modelos, Gol, Fusca, o clássico mais amado do Brasil, e Corsa foram os mais visualizados.

Confira os mais buscados e vendidos

Volkswagen, Chevrolet e Fiat foram as marcas mais vendidas em relação aos carros com IPVA isento. Dentre os modelos, Gol, Corsa e Palio ocuparam os três primeiros lugares, respectivamente.

Sobre a OLX
No Brasil desde 2010, a OLX tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida. Marketplace com mais de 60 subcategorias e sólida atuação em Autos e Imóveis, a plataforma conta com meio milhão de anúncios todos os dias e uma média de 2 milhões de vendas por mês – cerca de 50 por minuto.

Carros usados e isentos de IPVA

Os acionistas da OLX Brasil são dois dos principais investidores globais em tecnologia: a Prosus (50%), um dos maiores players de marketplace no mundo, – listada na Holanda e majoritariamente controlada pela Naspers Ltda – e Adevinta ASA (50%), um dos maiores marketplaces do mundo,- listada na Noruega e majoritariamente controlada pela Schibsted.

Fonte: Máquina Cohn&Wolfe

Categories:

Comments are closed