fbpx

Em janeiro de 2022, a oferta de veículos híbridos no Mercado Livre atingiu o maior número da história

Os consecutivos aumentos no preço dos combustíveis no Brasil, desde 2021, tiveram como consequência um crescimento na busca por veículos movidos à eletricidade – apontados como o futuro da mobilidade automotiva. Ao analisar a oferta por esse tipo de veículo, a divisão de Veículos do Mercado Livre identificou um crescimento de 103,73% na oferta de carros híbridos em 2021, o maior crescimento proporcional observado em toda a América Latina, atingindo em Janeiro de 2022 o recorde de oferta na história do Mercado Livre para a categoria. A procura cresceu em 43,25% na plataforma no mesmo período, também atingindo um pico em janeiro deste ano, mostrando que, apesar de automóveis inteiramente elétricos ainda estarem longe de se tornarem comuns nas ruas no Brasil, os híbridos começam a se tornar cada vez mais oferecidos pelas montadoras no país, e se tornam mais buscados pelos consumidores brasileiros.

“Com seguidos aumentos no preço dos combustíveis no país, os consumidores brasileiros passam a olhar com mais atenção para os automóveis híbridos. No Mercado Livre, observamos um crescimento expressivo, tanto em procura quanto em oferta”, analisa Luciano Avila, líder da divisão de Automóveis do Mercado Livre no Brasil. “Isso mostra que, apesar da disponibilidade limitada em relação aos modelos disponíveis com motores à combustão, esses veículos estão ganhando espaço na preferência dos motoristas, e as montadoras estão acompanhando esse movimento”, completa. 

Os dados levantados pelo Mercado Livre mostram que a categoria apresenta uma tendência de crescimento diferente do setor como um todo, que apresentou estabilidade média na oferta e queda na procura de carros e caminhonetes motorizados à combustão. 

Toyota Corolla lidera anúncios e procura

Ao analisar a oferta por modelo, os três veículos híbridos mais anunciados são Toyota Corolla,  Volvo XC60 e Lexus UX 250h. Já a lista de mais procurados, a partir de visitas aos anúncios, também conta com o Toyota Corolla na liderança, mas tem a Porsche Panamera na segunda posição, seguida pelo Volvo XC60.

Veículos mais anunciados pelas montadorasVeículos mais procurados pelos consumidores
Toyota CorollaToyota Corolla
Volvo XC60Porsche Panamera
Lexus UX 250hVolvo XC60

A oferta e procura em diversas regiões

Geograficamente, o levantamento aponta São Paulo na liderança absoluta em procura e oferta ao longo de 2021, seguido por Santa Catarina e por Minas Gerais, que empata com Rio de Janeiro em anúncios visitados. 

OfertaProcura
São Paulo – 63,4%São Paulo – 67,9%
Santa Catarina – 7,6%Santa Catarina – 10,6%
Minas Gerais – 6,9%Rio de Janeiro e Minas Gerais – 4,6%

Futuro do mercado

“Podemos esperar um mercado com uma oferta cada vez maior de veículos híbridos e elétricos. À medida que a resposta positiva do consumidor cresce, as montadoras têm mais segurança para aumentar o portfólio desses automóveis no país”, aponta Luciano. “Com o crescimento da procura nesta categoria veremos também uma demanda mais acessível, popularizando o acesso”, finaliza ele.

carros híbridos

Sobre o Mercado Livre

O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o mercadolivre.com tem 78,7 milhões de usuários ativos, sendo mais de 17 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas, alcançando 30 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 31,6 milhões de usuários ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre está dentre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, sendo a melhor para as mulheres no país, e dentre as 4 melhores da América Latina.

www.mercadolivre.com.br/institucional

Comments are closed