fbpx
Maior encontro sobre a mobilidade elétrica 2023

ANFAVEA promoveu maior encontro sobre a mobilidade elétrica no país, com exposição de 40 veículos em Brasília e debates com especialistas brasileiros e estrangeiros

20 de junho de 2023 – O evento “ANFAVEA – Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil”, realizado no dia 14 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com o tema “Um olhar para a infraestrutura e para a indústria nacional”. A abertura foi com o convidado especial o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enquanto a solenidade de encerramento feita pelo Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin.

Portanto além de um dia inteiro de debates com especialistas brasileiros e estrangeiros, dos setores público e privado, ocorreu uma exibição com 40 veículos eletrificados. Estes 40 veículos, das associadas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus.

A ideia principal é reunir a iniciativa privada e o poder público para debater a mobilidade elétrica e a neoindustrialização no país, como foco descarbonização. Na abertura do evento, o Presidente da ANFAVEA destacou o ineditismo e a grandiosidade do evento.

“Estou certo que daqui a algum tempo lembraremos deste 14 de junho de 2023 com um divisor de águas, um momento em que todos os stakeholders do ecossistema automotivo se uniram em prol de um caminho que leve com maior senso de urgência não só à descarbonização do setor automotivo, mas a um novo horizonte para a industrialização do Brasil, com foco em novas tecnologias de eletrificação e outras que estão revolucionando a mobilidade em nível global”.

O Ministro Alexandre Silveira destacou que o Brasil tem 88% de energia limpa na sua matriz energética e isso fortalece o protagonismo na eletrificação.

“A mobilidade elétrica é e será uma das principais frentes para descarbonizar a cadeia de transportes”.

Assim foram cinco painéis, cada um deles focado em questões relevantes para acelerar a eletrificação da frota brasileira. Todos eles com a participação de autoridades do governo federal, legisladores, CEOs de montadoras, membros da ANFAVEA, dirigentes de associações de setor automotivo, academia, consultores e executivos da área de energia e de produção de baterias.

O seminário teve participação de convidados internacionais, como John Bozzella, Presidente da OICA – Organisation Internationale des Constructeurs d’Automobiles. Bozella deu um panorama geral do estágio da eletrificação mundial.

“Políticas nacionais, industriais e energéticas abrangentes que promovam a competitividade da indústria automobilística são necessárias”, disse ele.

ANFAVEA

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *