fbpx
Niterra lança linha de sensores ABS

Niterra lança linha de sensores ABS com a marca NTK

São Paulo, junho de 2023 – Niterra lança linha de sensores ABS e seu novos componentes expandem portfólio da companhia, que destaca sua importância e funcionamento.

A Niterra anuncia a ampliação do seu portfólio de sensores com o lançamento da nova linha de sensores ABS (Anti-lock Brake System) da NTK.

A saber o sensor ABS impede o travamento das rodas do veículo, permitindo o controle direcional do carro.

“Ao efetuar uma curva, há diferença entre as velocidades das rodas. Quando aplicamos o freio em um veículo no momento da curva ocorre a transferência de carga para o eixo dianteiro e a frente do carro tende a baixar”, diz Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil. 

De acordo com Mori, se houver o travamento de uma das rodas, existe uma tendência de o veículo seguir em frente e não fazer a curva.

“O ABS irá atuar na roda que está travando e liberar a pressão de freio. Dessa forma, o automóvel poderá manter o controle direcional e realizar a curva ou desviar de um obstáculo tranquilamente.”

Por conseguinte Mori explica que há dois tipos de sensores ABS:

  • Indutivos: ao variar a distância entre uma coroa dentada e o imã permanente do sensor gera-se um sinal elétrico do tipo onda senoidal (verificada com equipamento de scanner ou osciloscópio). Esse sensores não necessitam de alimentação e sua resistência pode ser verificada por um multímetro;
     
  • Hall: gera o sinal por meio de uma variação de fluxo magnético no elemento sensor. Sua onda é do tipo quadrada (também verificada com equipamento de scanner ou osciloscópio). Esses sensores precisam de uma alimentação externa, que pode ser de 5 ou 12 volts. Nos veículos mais modernos, a coroa magnética está instalada nos rolamentos da roda, que possuem lado de montagem.

Em suma, segundo Mori, caso ocorra um problema no sensor, desabilita-se o sistema e o freio passa a não contar mais com a ajuda eletrônica – o que pode levar ao travamento das rodas.

“O sensor tem um auto-check que verifica o status de funcionamento do sistema. Diante de qualquer contratempo, a luz indicadora de mau funcionamento acenderá no painel. Nesse caso, é fundamental evitar utilizar o veículo e levá-lo para manutenção urgentemente.”

Niterra (NGK/NTK)

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *