fbpx
Stellantis e Saft apresentam bateria inteligente para veículos

Stellantis e Saft apresentam a mais eficiente bateria inteligente para veículos e energia estacionária.

Após quatro anos de concepção, modelação e simulação, uma equipe de 25 pessoas, composta por engenheiros e pesquisadores do CNRS (Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica), da Stellantis e Saft apresentam bateria inteligente para veículos, de armazenamento de energia que integra as funções de inversor e carregador. A integração das funções de inversor e carregador cria assim uma bateria mais eficiente, o que aumenta a autonomia do veículo elétrico. Além disso, libera espaço no veículo.

O projeto de pesquisa em colaboração é conhecido como o Intelligent Battery Integrated System (IBIS). Um demonstrador, operacional desde o verão de 2022, é objeto de numerosas patentes e marca uma rutura importante em relação aos sistemas de conversão. O projeto permitiu validar muitos conceitos técnicos novos e dominar o seu controle e funcionamento em preparação para aplicações automóveis ou estacionárias.

No campo da eletromobilidade, o projeto IBIS está prestes a produzir uma verdadeira mudança de paradigma na concepção dos grupos motopropulsores elétricos.

Com o IBIS, as placas eletrônicas de conversão que realizam as funções de inversor de potência e de carregador são montadas o mais próximo possível. Um sofisticado sistema de controle permite que a corrente alternada para um motor elétrico seja produzida diretamente a partir da bateria.

Os parceiros do projeto IBIS estão agora concentrados na construção de um protótipo de veículo totalmente funcional que será testado em bancos de desenvolvimento e pistas de provas da Stellantis, bem como em estradas abertas. Aliás a equipe do projeto IBIS pretende disponibilizar esta tecnologia nos veículos da marca Stellantis antes do final da presente década.

Ned Curic, Chief Engineering & Technology Officer da Stellantis

“A nossa jornada rumo à eletrificação é alimentada pela inovação e pela excelência da pesquisa, que utiliza a tecnologia mais recente para responder às necessidades reais dos nossos clientes de veículos elétricos, tais como a autonomia, o espaço e a acessibilidade, reduzindo simultaneamente a pegada de carbono através da melhoria da eficiência”

Modernidade e Inovação

Ao desenvolver uma tecnologia eficiente e competitiva em termos de custos, o projeto IBIS oferece a oportunidade de reduzir o peso dos veículos e o custo do grupo motopropulsor e do fabrico de veículos elétricos, ao mesmo tempo que oferece um grande número de novas funcionalidades.

No campo do armazenamento de energia estacionária e da integração de energias renováveis, o parceiro do projeto, a Saft, poderá oferecer instalações turnkey com uma maior disponibilidade de baterias, uma utilização otimizada da energia instalada e uma pegada menor. A arquitetura intrínseca da bateria IBIS simplificará a manutenção e a atualização da instalação e reduzirá a pegada de carbono do local.

A combinação de soluções de baterias utilizadas para veículos elétricos e armazenamento estacionário aumenta assim a competitividade das duas ofertas, graças aos efeitos de volume.

Cedric Duclos, Diretor Executivo da Saft

“A Saft está no centro da inovação das baterias industriais há mais de 100 anos. Como pioneiros neste campo de ponta, os nossos pesquisadores são capazes de levar a cabo programas de pesquisa como o IBIS a longo prazo. Estamos muito satisfeitos por ter esta colaboração com outros parceiros reconhecidos nesta área de especialização, neste projeto inovador que visa revolucionar a mobilidade elétrica e o armazenamento de energia estacionária,”

O projeto IBIS pelo Plano de Investimento Futuro, administrado pela ADEME (Agência de Gestão do Ambiente e da Energia) e coordenado pela Stellantis. Reúne os parceiros industriais Saft (TotalEnergies Group), E2CAD e Sherpa Engineering, bem como os laboratórios de pesquisa do CNRS (GeePs, SATIE, LEPMI) (1).

21/07/2023

Stellantis

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *