fbpx
Cuidados que o proprietário deve ter com o seu carro

Pensando em precauções básicas, a Zapay traz algumas dicas para preservar o seu veículo, cuidados que o proprietário deve ter com o seu carro.

Quem possui carro ou moto sabe da importância dos cuidados que o proprietário deve ter com o seu carro. A Zapay, fintech com o propósito de facilitar a vida dos proprietários de veículos, traz as principais dicas para prolongar a vida útil do veículo.

1. Revisão do motor

O motor é uma das principais partes para que o carro ou a moto possam se movimentar e para que os outros componentes, inclusive os elétricos, possam ter um bom funcionamento. Portanto, realizar as revisões e manutenções constantes são cuidados essenciais para evitar futuros problemas.

2. Sistema de arrefecimento

Já o sistema de arrefecimento é responsável pela refrigeração, ou seja, controle de temperatura dos motores a combustão. Nesse processo, utilizamos um líquido especial ou água desmineralizada para proteger o motor contra a ferrugem e corrosão.

3. Calibragem dos pneus

Outro ponto fundamental em que os motoristas devem estar sempre atentos é a calibragem dos pneus. Eles são fundamentais para manter a estabilidade e segurança nas ruas, afinal, ficam em contato direto com o chão.

4. Alinhamento e Balanceamento

Por conta dos impactos sofridos ao andar nas ruas em lombadas e buracos, as rodas podem acabar se desalinhando e consequentemente desbalanceando o carro. Uma forma de prolongar a vida útil dos pneus é sempre buscar mantê-los alinhados e balanceados, na maioria das vezes é recomendado que o serviço de alinhamento e balanceamento seja realizado a cada 10 mil quilômetros, podendo variar de acordo com o modo de direção de cada motorista.

5. Fluído e pastilhas de freio

Outro componente que os motoristas devem se ater são os freios, um dos itens de segurança mais importantes dos veículos. Tanto o fluido de freio quanto as pastilhas devem estar sempre em boas condições para que o carro consiga frear de forma segura.

6. Filtros

O filtro de ar e o filtro do motor também são peças que merecem sua atenção. Cabe a eles absorver e filtrar as impurezas produzidas pela combustão e a poluição que entra no carro por conta do ar condicionado.

7. Velas

Uma outra peça que envolve o motor do carro é a vela de ignição, responsável por gerar a centelha/faísca que gera a explosão da mistura entre ar e combustível, produzindo a energia para que os veículos à combustão consigam se movimentar.

8. Correia dentada

Mais uma peça que merece atenção especial é a correia dentada, que é crucial para o funcionamento do veículo por manter a sincronia entre as válvulas e pistões do motor. Para evitar possíveis sustos, é importante que o dono do veículo se atente ao possível rompimento da correia e na necessidade de substituição dela.

9. Lavagem automotiva

Por último, mas não menos importante, a lavagem do veículo, que, por mais que algumas pessoas considerem um cuidado estético, a longo prazo se torna uma proteção contra as intempéries, ou seja, chuva, poeira, detritos do solo, fezes de pássaros, dentre diversas outras coisas que podem danificar lataria do seu carro ou moto.

11/08/2023

Zapay

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *