fbpx
4 passos fundamentais

4 passos fundamentais para quem quer abrir uma oficina mecânica, Brasil tem espaço para atuação no ramo – mas precisa investir em qualidade

Montar uma oficina mecânica não é tarefa simples, mas a Tramontina PRO tem tudo o que você precisa, veja 4 passos fundamentais (Tramontina/Divulgação)

O Brasil é um dos países com o maior número de veículos nas ruas. Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só os automóveis somam mais de 60 milhões. Já uma pesquisa do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) revelou que a frota de veículos em circulação no país vem envelhecendo. Com isso, o que os dados indicam é um ambiente propício para montar uma oficina mecânica, e passam 4 passos fundamentais para quem quer abrir uma oficina mecânica. já que há oportunidades crescentes para atuar no reparo e manutenção veicular.

Mas por onde começar? Essa é uma dificuldade comum. Se você já possui algum conhecimento automotivo, ou é um aficionado pelo tema, já tem uma pequena vantagem. Confira o que mais você precisa para iniciar seu negócio na área:

1. Defina um plano de ação e escolha seu ramo de atuação 

Antes de sair botando a mão na massa, faça pesquisas e tome um tempo para planejar. Busque referências em serviços de apoio a empreendedores e defina a oferta do serviço que a oficina terá. Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos – mecânica geral, alinhamento e balanceamento, suspensão, sistemas de injeção. Coloque também no papel as ferramentas, o maquinário, os equipamentos, a quantidade de funcionários e todos os custos que você terá para abrir a sua oficina.

2. Tenha uma equipe capacitada

As oficinas mecânicas atuais oferecem serviços bastante especializados e seus profissionais precisam acompanhar o ritmo intenso do aprimoramento tecnológico dos modelos automobilísticos. Os consumidores também têm ficado cada vez mais exigentes – tanto aqueles que entendem de mecânica, quanto os que sabem pouco ou nada, querem um serviço de qualidade. Especializar-se por meio de cursos específicos na área, por exemplo, é uma forma de buscar a qualidade do trabalho e reconhecimento por parte dos clientes.

Além disso, montar uma oficina com profissionais devidamente treinados envolve não só a capacidade de executar a manutenção adequadamente, mas também a habilidade de se comunicar com os clientes. 


3. Invista em tecnologia automotiva e no ferramental adequado

Mecânico de qualidade não apenas entende do seu ofício como também é bem equipado. Os veículos que saem de fábrica possuem cada vez mais recursos e ter à mão as ferramentas necessárias faz toda a diferença na hora de prestar um serviço na oficina. Com ferramentas de alta performance, fica muito mais fácil oferecer serviços de qualidade aos clientes e otimizar a eficiência do trabalho. 


Responsável pela Madeira Performance, Émerson Madeira é mecânico parceiro da Tramontina PRO e aposta nos equipamentos da marca para ter um resultado profissional, como mostra neste vídeo. Segundo Madeira, o ideal é ter em seu arsenal os mais variados tipos e tamanhos de chaves, como: chaves biela, chaves combinadas, catracas, soquetes, extensões e adaptadores, além de conjuntos de alicates (universal, alicate de bico chato e meia cana, alicate de corte diagonal, alicate de anéis e o alicate de pressão), martelos bola e com bordas plásticas. 

Com tantas opções, a organização é um aspecto fundamental no ambiente de trabalho. É aí que entram os organizadores modulares da Tramontina PRO – sistemas de armazenamento oferecem um método prático e eficiente de armazenar as ferramentas e equipamentos, garantindo que cada item tenha seu lugar designado. Com gavetas, prateleiras e painéis modulares, os mecânicos conseguem localizar rapidamente as ferramentas de que precisam, sem perder tempo procurando e sem correr riscos. E para ajudar a projetar o espaço de trabalho, a Tramontina disponibiliza um simulador 3D com os móveis modulares para oficinas.  

4. Transpareça qualidade e credibilidade

O tempo das oficinas pequenas, com paredes inteiramente cobertas por sujeira, ficou no passado. Ao montar uma oficina mecânica, considere não só a praticidade e preço da instalação, mas também a impressão de que ela passa. Um local organizado e limpo tende a mostrar mais credibilidade. Alguns clientes aceitam cobrir preços um pouco maiores se acreditarem que seus veículos estão em boas mãos.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *