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Você está acostumado a mexer em rotores de distribuição em sua oficina? Se está, não custa nada comparar com nossas dicas, se não está, fique atento e não perca essa chance de relembrar. O Brasil Mecânico traz mais um passo a passo para te ajudar no seu dia a dia. Fique ligado:

Como funciona

O rotor de distribuição de um carro tem a responsabilidade de inflamar a vela de ignição, o que faz com que um automóvel inicie a sua marcha. Se o rotor de distribuição de um veículo estiver danificado, o motor poderá sofrer consequências graves. Saiba como instalar um rotor de distribuição num carro e proteja a saúde do motor da sua viatura.

Quais os materiais e as Ferramentas necessárias

Para instalar um rotor de distribuição num carro, é necessário reunir os utensílios seguintes:

Novo rotor de distribuição
Chave inglesa
Luvas de proteção

Como instalar na prática um rotor de distribuição num carro

A instalação de um rotor de distribuição num carro é uma tarefa de fácil execução e pode ser efetuada por qualquer pessoa que possua conhecimentos mínimos mecânicos. Para o fazer com sucesso, é necessário seguir os passos seguintes:

Preparar o local de trabalho

Antes de realizar qualquer trabalho de manutenção num carro, é necessário estacionar o veículo num local amplo, nivelado e bem iluminado. Organize a sua área de trabalho para não perder parafusos ou outros acessórios automóveis importantes. Tenha em atenção que deve estar o mais protegido possível e, como tal, é fundamental que tenha as luvas de proteção vestidas ao abrir o capô do veículo.

Desconectar o cabo do terminal negativo da bateria

Depois de abrir o capô do automóvel, é fundamental desligar o cabo do terminal negativo da bateria para que a instalação do rotor de distribuição decorra sem qualquer tipo de problema. Para o fazer corretamente, deve recorrer ao auxílio de uma chave de fenda para retirar os parafusos e as respetivas braçadeiras.

Retirar a vela de ignição

Uma vela de ignição é um dispositivo elétrico que se encaixa à cabeça do cilindro num motor de combustão interna e acende a mistura comprimida de ar-combustível através de uma faísca elétrica. Para retirar a vela de ignição de um carro, é necessário desligar os fios que estão conectados à tampa do distribuidor do automóvel. Tenha em consideração que os fios devem ser marcados antes de serem removidos, para que, no futuro, o processo de montagem seja mais simplificado.

Remover o rotor de distribuição

Nesta fase, é preciso desmontar o rotor do distribuidor do carro. Para o fazer corretamente, deve recorrer ao auxílio de uma chave de fenda para remover todos os parafusos. Assim, o rotor fica solto, o que permite ao condutor levantá-lo do eixo de distribuição e retirá-lo do veículo.

Inserir o novo rotor de distribuição

Antes de inserir o novo rotor de distribuição, deve observar se ele se encontra em perfeitas condições de utilização, isto é, se não apresenta fissuras ou qualquer tipo de desgaste. Posteriormente, deve colocá-lo no eixo de distribuição do carro. Tenha em atenção que o rotor de distribuição só pode ser instalado de uma só forma: fixo com parafusos.

Colocar a tampa para o distribuidor

Depois de ter fixado o novo rotor de distribuição, é necessário colocar a tampa para o distribuidor. Uma chave de fenda vai ajudá-lo a prender a tampa na sua devida posição. Certifique-se que ela fica bem presa, para que o distribuidor do automóvel funcione na máxima perfeição. Em seguida, volte a ligar os fios que haviam sido desconectados. O facto de eles terem sido marcados anteriormente, facilita a ligação e a colocação dos fios nas ranhuras corretas.

Ligar o cabo do terminal negativo da bateria

Um dos últimos passos a ser realizado está relacionado com a ligação do terminal negativo da bateria para que o rotor de distribuição funcione na perfeição. Tenha em mente que a vela de ignição deve estar corretamente inserida, caso contrário, podem surgir danos muito graves no motor de um automóvel e no funcionamento das suas peças automóveis constituintes. Coloque as braçadeiras nas suas posições, aperte todos os parafusos que foram removidos e depois pode fechar o capô do veículo.

Fazer testes de condução

Depois de ter instalado um novo rotor de distribuição num automóvel, é necessária a realização de determinados testes de condução com o veículo para verificar se existe alguma anomalia. Observe com a máxima atenção as informações que constam no painel de instrumentos da sua viatura. Se surgir alguma luz, é preciso recorrer aos serviços de um mecânico qualificado para os resolver. Caso contrário, conseguirá obter a máxima eficiência do motor da sua viatura.

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