Primeiro precisamos saber como funciona esse sistema elétrico e quais são os componentes para consertar possíveis defeitos na Luz de ré
Luz de ré, primeiro precisamos saber como funciona esse sistema elétrico e quais são seus componentes para então consertar possíveis defeitos. Tecnicamente, é chamada de farol de ré, no singular.
Isso significa que um automóvel precisa de apenas uma luz, desde que o lado que não vai acender não tenha a lanterna branca, típica da luz de ré. Simplificando: é errado rodar com uma luz de ré queimada se baseando na lei que diz bastar uma, mesmo que seu carro tenha duas.
Mas para que existe ? Ela se acende quando engatamos a ré no câmbio, e serve para iluminar a sua manobra e também advertir outros motoristas que você está dando ré.
Basicamente a consequência do defeito é não acender a luz do farol de ré. E as causas podem ser várias.
Os componentes do sistema de ré são os seguintes:
- 1 – Fusível;
- 2 – Interruptor de luz (cebola de luz de ré);
- 3 – Uma (ou duas) lâmpada de 21 Watts, semelhante a luz de freio;
- 4 – Fiação.
O defeito pode ser em qualquer um ou mais desses itens acima. O primeiro ato é checar o fusível, pois em alguns modelos ele protege outros acessórios, . Procure por ele no manual do carro. Para saber se está queimado retire-o e o ponha contra uma luz qualquer. Se estiver interrompido será algo muito evidente.
Perceba o filamento interrompido de um fusível mais comum.
Não sendo o fusível a causa da pane, você terá que testar a cebolinha de ré, responsável por acender a luz.
Cebola de ré
A maioria dos interruptores são semelhante a imagem acima. O teste é simples. Ligue a chave do carro para acender o painel. Em seguida, com um pequeno fio, “feche” os fios da tomada, um no outro, e observe se a luz com a cebola fora do lugar.
Assim sendo se acender, o defeito é na cebola de ré e a troca é a solução. Se não acender, veja se lâmpada de ré está queimada. (Um caso mais raro devido ao pouco uso da ré).
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