O surgimento da injeção eletrônica na década de 80 trouxe consigo inúmeros benefícios econômicos e ambientais, mas também resultou em enormes desafios aos reparadores automotivos acostumados com o sistema mecânico de carburação, que se viram obrigados a, com a “cara e a coragem”, começar a realizar reparos nos veículos gerenciados eletronicamente. E quando falamos em injeção eletrônica automotiva não podemos nos esquecer do principal item que compõe o sistema: a ECU. Considerada o cérebro automotivo, é uma das peças que se tornou a razão de muitos problemas em veículos gerenciados eletronicamente.
Motivos pelos quais você deve trabalhar com reparo em módulos automotivos e diesel.
Devido ao fato de ter sido feita para ser substituída quando apresentar defeito, o reparo de ECU´s tinha grandes empecilhos ao
mecânico reparador, que contava com poucas informações e ferramentas que o auxiliassem na reparação. Muitos ao serem confrontados com tais dificuldades optavam por indicar ao cliente um profissional que “abraçasse a causa” ou a própria concessionária em si.
Levar o veículo a uma concessionária para realizar a substituição da ECU mostrou ser algo muito caro e dispendioso. Clientes inconformados com os altos valores da substituição recorriam novamente às oficinas mecânicas na busca de profissionais que realizassem o reparo sem a necessidade de substituição da peça. É nesse momento que alguns iniciaram o trabalho de estudo e reparação informal de ECU´s, um ramo que acabou se tornando promissor no mundo da reparação automotiva e que com o tempo se profissionalizou em nosso país.
Causas e defeitos
Picos de tensão da bateria, curto circuito no chicote, infiltração de água ocasionam vários problemas nas ECU´s como: perda de arquivo, oxidação de solda, pinos e componentes ou queima de componentes.
Um defeito muito comum no sistema PLD OM 926 LA EURO 3 é falha em três unidades injetoras de forma simultânea, unidades injetoras 1, 2 e 3 ou 4, 5 e 6. Na maioria das vezes pode-se resolver esse problema por trocar no módulo o componente comum 40N06 responsável por enviar sinal para as respectivas unidades injetoras.
Diagnosticar que o problema no sistema de injeção se encontra na ECU para que então possa ser feita a reparação é algo que exige conhecimento prévio e técnico de causas e ferramentas apropriadas, por isso o investimento na área é algo que não se pode evitar.
Lucratividade
A margem de lucro que se obtém da reparação de módulos é algo que pode ser vista em poucos ramos de atividade no mercado de trabalho. O exemplo citado anteriormente nos ajuda a entender isso. Para o caso específico mencionado, apenas com a troca do transistor responsável pelas unidades injetoras com falha, pode-se obter um lucro de 2.750 %, valor que torna a reparação uma opção tanto para o reparador, quanto para o cliente, que teria que pagar no mínimo 2x e meia a mais que esse valor para substituir o módulo defeituoso.
Como se tornar um reparador profissional
Quem deseja iniciar o trabalho no ramo da reparação de módulos talvez se sinta um tanto quanto perdido e se pergunte por onde começar. Existem no mercado serviços e produtos que são fundamentais para os que estão iniciando ou desejam fazê-lo, como:
> Cursos técnicos em reparação de módulos;
> Ferramentas para diagnóstico e medição (scanner, osciloscópio, multímetro);
> Documentos técnicos (manuais, apostilas);
> Kit de ferramentas de soldagem (ferro de solda, estação de retrabalho, etc);
> Sistema de consulta de informações técnicas dos módulos;
Capacitação, ferramentas para a realização do diagnóstico, documentos técnicos e ferramentas para reparação são investimentos muito importantes e indispensáveis a se fazer no ramo, levando-se em conta que o índice de retorno é bem maior ao que foi investido.
Falando ainda da importância de se investir, esse é um dos fatores predominantes na escolha de uma oficina, afinal os clientes preferem conferir o veículo aos cuidados de profissionais que estão sempre atualizados e dispõem de recursos necessários e adequados à reparação. Várias oficinas obtiveram o credenciamento em reparação de ECU´s, fator que também passa confiança aos clientes e aumenta sua preferência por tais estabelecimentos.
substituição falhe também.
Comments are closed