• Pneus, freios, faróis, sistema de suspensão, alinhamento e balanceamento , sistema de arrefecimento, limpador de para-brisa, óleo do motor, entre outros, devem fazer parte da revisão.
• A manutenção do veículo é essencial para a segurança de motoristas e passageiros, em rodovias ou perímetro urbano.
• É recomendável que o motorista siga os prazos estabelecidos no manual do veículo para realização das manutenções preventivas.
A vida útil dos pneus e dos itens de segurança de um veículo estão diretamente ligadas à manutenção preventiva. Por isso, é essencial que o motorista fique atento ao período de revisões e aos sinais de possíveis problemas, priorizando um check-up antes de rodar longas distâncias. Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone, líder em mobilidade sustentável e soluções avançadas, explica quais são os 5 principais pontos de atenção para uma revisão preventiva:
Alinhamento e balanceamento
O alinhamento e balanceamento estão conectados com a performance do veículo. Sua realização pode evitar desgastes prematuros dos pneus e ajuda a evitar que o automóvel fique instável ou inseguro. “Estes procedimentos devem ser realizados quando houver impactos na suspensão, após a troca de pneus, quando há indícios de desgastes irregulares, ou a cada 10 mil quilômetros rodados”, explica Ayala.
Realizar a manutenção preventiva, seja para viajar ou circular no meio urbano, é essencial para a segurança e conservação do veículo. “O início do ano é um excelente momento para o motorista colocar em dia a manutenção do veículo, contribuindo para a segurança de todos.” encerra o engenheiro da Bridgestone.
Fonte: Bridgestone
Comments are closed