fbpx
Dia do Automóvel como lubrificantes especiais protegem o carro

Desde o interior até em peças importantes do motor, os lubrificantes estão presentes em diversas partes do veículo e são essenciais para garantir o funcionamento seguro

Neste 13 de maio é o Dia do Automóvel. A data foi criada para dar um empurrão no processo de urbanização do país e o dia é em homenagem à primeira rodovia totalmente pavimentada do Brasil. Atualmente, são mais de 107 milhões de veículos nas estradas brasileiras, deste número, mais de 58 milhões são automóveis, segundo o IBGE.

Os automóveis fazem parte do dia a dia de milhões brasileiros, seja como forma de locomoção ou instrumento de trabalho. E, para se tornar uma das formas mais usadas e seguras de transporte, há muitas variáveis. A indústria automobilística é responsável por despontar várias tecnologias importantes utilizadas no ramo industrial.

A produção de um veículo passa por decisões inteligentes e estudadas para garantir maior eficiência e entregar segurança aos usuários. Uma delas é a utilização de lubrificantes especiais desenvolvidos cuidadosamente por marcas como Kluber, Texas e Rocol para diferentes componentes do veículo. Presente em quase todo componente, os lubrificantes exercem um papel essencial para garantir o funcionamento correto das peças.

Na carroceria e parte externa é preciso desenvolver um produto que consiga resistir ao sal, água e poeira por muitos anos, além de se adaptar às diferentes temperaturas e manter mecanismos como vidros elétricos e tetos solares funcionando durante toda sua vida útil.   

Para o interior do veículo, é preciso oferecer lubrificantes que consigam reduzir os ruídos e manter o design planejado pelos engenheiros, atendendo reguladores, botões e maçanetas, tudo isso sem fazer mal à saúde, ser inodoro e não embaçar os vidros. “As soluções são projetadas de acordo com requisitos muito rigorosos e precisam respeitar o atrito e movimento feito pelos componentes ao serem usados”, explica Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Lubrificantes Especiais, empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções em lubrificação Industrial.

Os freios, embreagens, direção e motor são outra preocupação. Com exigências ainda mais específicas, esses sistemas precisam passar segurança ao usuário, com produtos que aguentem as altas temperaturas e não sofram modificação ao entrar em contato com outros produtos que se acumulam nos sistemas. “Lubrificar os motores e engrenagens é sempre um desafio. Essas partes estão sujeitas a uma grande variedade de requisitos e precisam superar desafios para que funcionem corretamente”, finaliza Luiz.

Para veículos maiores, é preciso ter atenção a componentes extras, como cubo de rodas de caminhão, responsáveis por dar suporte do disco de freio e fixar os parafusos e o rolamento, e a quinta roda das carretas, que faz o elo entre o cavalo mecânico e a carreta, localizada na parte traseira do caminhão.

O faturamento da indústria automobilística é de aproximadamente US$ 2,5 trilhões por ano, segundo a Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores (OICA), e no Brasil esse número ultrapassou os U$ 61 bilhões em 2018 (ANFAVEA).  Ainda de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, nos seis primeiros meses de 2021, 1.074 mil unidades foram licenciadas no país, 32,8% a mais que no mesmo período de 2020, porém, 17,9% a menos que no primeiro semestre de 2019.

Sobre a Lubvap

A Lubvap (www.Lubvap.com.br), empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções de lubrificação, localizada na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, atua em todo o Brasil, com uma equipe de especialistas técnicos, que atende todos os segmentos da indústria brasileira com Lubrificantes Especiais de Alta Performance; Lubrificadores Automáticos; Desengraxantes Biodegradáveis, aprovados pela Anvisa; e Soluções em Limpeza industrial e (solventes e desengraxantes).

Comments are closed