fbpx
Descubra os benefícios da calibragem de pneus com nitrogênio

Descubra os benefícios da calibragem de pneus com nitrogênio, Air Products explica quais são as principais vantagens

A calibragem de pneus é de extrema importância para a segurança, economia, manutenção e desempenho veicular. Ela é relevante para os usuários finais, assim como para motoristas profissionais e gestores de frotas. Nos últimos anos, uma alternativa tem ganhado destaque: a calibragem com nitrogênio. Descubra os benefícios da calibragem de pneus com nitrogênio. A Air Products, empresa especializada em fornecimento de gases industriais, medicinais e especiais, destaca os benefícios dessa tecnologia.

Mais economia na manutenção dos pneus

Uma das maiores preocupações dos motoristas é o custo associado à manutenção de seus veículos. Pneus descalibrados podem aumentar significativamente o consumo de combustível e comprometer a estabilidade do veículo. No entanto, a calibragem com nitrogênio oferece uma solução eficaz.

 “Com o uso do nitrogênio, o intervalo entre calibragens pode se prolongar para até 45 dias”

 afirma Omar Abreu, Vendedor Técnico da Air Products.

De acordo com Omar Abreu, isso acontece porque o ar comprimido, utilizado para encher os pneus dos veículos, é uma mistura de gases, sendo os principais oxigênio, nitrogênio e contaminantes como óleo e água. Nesse caso, a perda de pressão pode chegar a cinco libras por semana.

“Quando oferecemos a calibragem dos pneus apenas com nitrogênio, prolongamos a periodicidade entre calibragens por uma razão simples: as moléculas desse gás são maiores e demoram mais para sair pela borracha do pneu, que é permeável”

explica.

Além disso, outro ganho proporcionado pelo nitrogênio é em economia.

“O segundo ou terceiro maior custo do transporte rodoviário hoje é, sem dúvida, o pneu, perdendo apenas para o combustível e em alguns casos para mão de obra. O nitrogênio representa em média 10% de ganho na primeira vida útil do pneu e economia de cerca de quatro pneus por mês para frotistas”

completa.

Mais segurança e melhoria na dirigibilidade

Outra vantagem de pneus calibrados com nitrogênio se refere à segurança. Isso porque pneus com pressão incorreta podem comprometer a estabilidade do veículo e aumentar o risco de acidentes.

Omar Abreu observa que “nesse sentido, a calibragem com nitrogênio tem se mostrado uma solução eficaz. A permeabilidade reduzida do nitrogênio, em comparação com o ar comprimido, mantém a pressão dos pneus estável por mais tempo, proporcionando uma condução mais segura”.

Pneus calibrados e a preservação do meio ambiente

A sustentabilidade é uma preocupação global e a calibragem com nitrogênio oferece também benefícios ambientais.

“Com o uso de nitrogênio, que é um gás totalmente inerte, estável, isento de umidade e óleo, a temperatura e a calibragem ideal do pneu são mantidas por mais tempo, preservando a estrutura interna. Para pneus de transporte, é possível ter em média uma reforma a mais por carcaça, o que também gera ganho ambiental, uma vez que significa melhor aproveitamento do pneu e menor geração de sucata”

destaca Omar Abreu.

Onde encontrar gás nitrogênio para o abastecimento de pneus?

Para garantir a calibração com nitrogênio, basta verificar se a concessionária ou loja revendedora de pneus possui Membranas de geração de nitrogênio PRISM da Air Products, um equipamento de produção para o abastecimento de pneus.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *