fbpx
Riscos de comprar veículo batido

Super Visão explica os riscos de comprar veículo batido, os principais perigos de não conferir a procedência de um carro utilizado

Março de 2024 – Você finalmente encontrou um carro usado ou seminovo que atenda às suas necessidades e por um preço muito acessível. Porém, ainda que a carroceria pareça intacta, já imaginou se esse veículo já foi batido? Os riscos de comprar um veículo batido podem trazer uma série de consequências, explica a Super Visão – maior rede de vistorias automotivas do Brasil.

Saber se o carro seminovo ou usado que você está comprando já sofreu uma batida é de extrema importância, pois dependendo do dano, o veículo pode sofrer uma desvalorização significativa. Ou, no pior dos casos, colocar a sua segurança e a de outros passageiros em perigo.

A Super Visão listou quais são os impactos reais de adquirir um carro batido e como descobrir se seu veículo já sofreu uma colisão. Confira!

Perda de dinheiro

Carros que nunca foram batidos podem possuir um valor de mercado mais elevado em comparação com aqueles que já sofreram colisões. Ao adquirir um carro batido e pagar um preço equivalente ao de um carro usado sem histórico de acidentes, o comprador, na prática, corre o risco de desembolsar mais do que o valor real do automóvel.

Em outro cenário, pode haver a perda total do investimento realizado se o veículo possui alguma adulteração em seu chassi.

Problemas mecânicos não esperados

Quando um veículo sofre uma colisão, é comum que existam danos mecânicos associados. Se não repararem esses componentes de maneira adequada, o carro pode surpreender o novo proprietário com problemas mecânicos inesperados, devido à sua falta de conhecimento sobre essas condições.

Ou seja, ao adquirir um carro batido, problemas não esperados vão começar a aparecer com frequência, resultando em gastos com reparação e muitas dores de cabeça.

Risco à segurança

Danos estruturais representam um risco adicional, pois podem comprometer a aderência e estabilidade do veículo, influenciando diretamente na segurança dos ocupantes. Já imaginou colocar a sua segurança e a de sua família em risco com um carro batido que possui algum tipo de comprometimento em sua estrutura?

Além disso, colisões podem resultar em problemas recorrentes, como infiltração de água e ruídos intensificados devido à entrada de ar.

Problemas com seguradoras

Ao sofrer uma colisão e acionar a seguradora, ela inclui o registro de sinistro no histórico do veículo. Isso pode afetar na contratação de um seguro posteriormente, já que muitas seguradoras não aceitam veículos sinistrados. Ou, quando aceitam, os seguros são bem mais caros do que o normal.

Por isso, saber se o carro usado ou seminovo já foi batido ou não te resguarda de problemas como esse no momento de contratar um seguro. Com isso atente-se aos riscos de comprar um veículo batido.

Como descobrir se o carro já foi batido?

Analise a simetria

A simetria, como um dos principais pontos, e outros detalhes externos podem revelar se o veículo sofreu alguma batida. Avalie o alinhamento natural do carro usado, desde o capô até o porta-malas, verificando se a estrutura não foi comprometida.

Verifique o alinhamento do capô e sinais de ferrugem

Ao analisar o capô, pode-se identificar batidas frontais. Inicialmente, abra o capô e, em seguida, examine cuidadosamente o alinhamento. Além disso, observe atentamente os sinais de ferrugem nas soldas, já que é importante considerar que as soldas originais raramente enferrujam. Confira a presença de soldas entre o painel e o para-lamas na região do motor, pois um veículo batido pode apresentar essas características.

Fique de olho nos faróis e lanternas

Examine os pares de faróis e lanternas, comparando se estão iguais, especialmente em carros mais antigos. Em caso de acidente, é comum que o proprietário substitua apenas as peças danificadas, revelando a diferença entre a peça nova e a usada.

Verifique o histórico do carro usado ou seminovo

Ao analisar o histórico do veículo, observe se constam sinistros de colisão, especialmente em casos de perda total do veículo ou resgate de leilão.

Faça uma vistoria veicular no veículo

Mesmo com todas as verificações, existem detalhes que não podemos detectar a olho nu. Por isso, é recomendável levar o carro para uma análise profissional, para realizar uma vistoria veicular. O vistoriador capacitado consegue perceber possíveis batidas e avaliar se o carro apresenta problemas estruturais.

A vistoria veicular é a forma mais confiável de obter informações sobre um carro usado, pois ela avalia, de forma minuciosa, o real estado do veículo, revelando possíveis problemas que podem causar preocupações futuras. Realizada por profissionais especializados, a análise abrange desgastes, corrosões, danos e outros fatores que podem afetar a segurança e o desempenho do veículo. Além disso, a vistoria verifica a documentação e o histórico do veículo.

Procure uma empresa de vistoria veicular confiável, com uma boa reputação e com especialistas capacitados. Esse é um serviço sério que especialistas capacitados devem realizar com cuidado para apontar todas as informações sobre o veículo no laudo. Investir na vistoria veicular é uma medida preventiva essencial para evitar que você compre um carro batido, garantindo a segurança do seu investimento.

Para identificar possíveis danos estruturais e o histórico do carro usado ou seminovo, você pode realizar a Vistoria Certicar®, um serviço exclusivo da Super Visão. Com ela, especialistas realizarão a verificação de danos estruturais, além da originalidade dos pontos de identificação (chassi, motor, câmbio, vidros, etiquetas de identificação), do histórico de leilão, do indício de sinistro e das restrições de comercialização.

A Vistoria Certicar® é a vistoria ainda mais completa do mercado, além de certificar a procedência do carro que você está negociando, ela analisa mais de 210 itens, conta com uma verificação completa de funcionamento dos itens acessórios, análise da pintura para identificar se não há pontos de ferrugem, áreas batidas ou danificadas, queimadas ou em más condições.

Super Visão

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *